Vimioso: Minas de Santo Adrião à distância de um clique

No dia 1 de julho, a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural apresentou a app “Passaporte Natura 2000”, uma aplicação informática que permite descobrir a natureza, as comunidades e o património existente nas Minas de Santo Adrião e no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

Referindo-se à app “Passaporte Natura 2000, Miguel Nóvoa, representante da Palombar, indicou que esta nova aplicação para dispositivos móveis é um guia inovador, com bons conteúdos e uma linguagem clara e apelativa que vai ajudar os utilizadores a descobrir a biodiversidade, o património e as comunidades na área da Rede Natura 2000.

Na sessão de apresentação, realizada no PINTA – Parque Ibérico de Natureza e Aventura, em Vimioso, o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, elogiou o trabalho da Palombar na criação desta nova aplicação para dispositivos móveis.

“Dado que 40% do concelho de Vimioso integra a Rede Natura 2000, esta aplicação é um instrumento para dar a conhecer o nosso território. Esperamos por isso que haja cada vez mais pessoas a visitar-nos graças à app ‘ “Passaporte Natura 2000’” – Jorge Fidalgo.

A “Rede Natura 2000” é o principal instrumento de conservação da natureza e da biodiversidade na União Europeia.

Jorge Dias, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, também presente no PINTA, explicou que a Rede Natura 2000 tem como finalidade assegurar, a longo prazo, a conservação das espécies e dos habitats, contribuindo para a preservação da biodiversidade.

Em representação da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), João Ribeiro, começou por dizer que o ambiente também é cultura.

“Para a DRCN é muito importante a valorização do interior e das suas comunidades. E esta nova aplicação Passaporte Natura 2000 pretende transformar recursos naturais, culturais e sociais num produto turístico”, explicou.

Humberto Rosa, da Direção do Ambiente da União Europeia, participou nesta sessão de apresentação através de um vídeo durante o qual sublinhou que a Rede Natura 2000 é a maior rede de áreas ambientais protegidas do mundo.

“A app Passaporte Natura 2000 vai permitir uma melhor divulgação e conhecimento da Rede Natura” – Humberto Rosa.

Segundo os técnicos da Palombar -Conservação da Natureza e do Património Rural, o desenvolvimento da aplicação “Passaporte Natura 2000” iniciou-se em 2019.

“Obtido o financiamento, a criação desta aplicação digital envolveu muita gente, desde as comunidades locais, as freguesias, os municípios, a DRCN, o ICNF e todos os profissionais, desde os fotografos, ilustradores, designers, etc.”, indicaram.

Os utilizadores que instalam a aplicação “Passaporte Natura 2000” têm a possibilidade de conhecer o Douro Internacional e as Minas de Santo Adrião, espaços que integram a Rede Natura 2000.

Através da aplicação acede-se a uma variada informação sobre a fauna, a flora, os habitats, as comunidades, o património e as tradições existentes nestes espaços naturais protegidos.

Deixe um comentário