Miranda do Douro: Caminhada deu a conhecer o potencial turístico da antiga linha ferroviária do Sabor

No passado Domingo, dia 3 de julho, cerca de 170 pessoas participaram na II edição do passeio “L Carril de L Praino”, uma caminhada de 11,4 quilómetros pela ecopista do Sabor, entre as antigas estações ferroviárias de Duas Igrejas e Sendim, que deu a conhecer o potencial turístico e de lazer deste antiga linha de comboio.

O casal alemão, Carsten e Hanne, também participaram na II edição do passeio pela ecopista do Sabor, entre Duas Igrejas e Sendim.

Organizada pelo municiípio de Miranda do Douro, o objetivo desta caminhada ao longo da antiga linha ferroviária é aproveitar o potencial turístico, de lazer e desportivo da ecopista do Sabor.

Ao início da manhã (8h00) de Domingo, os 170 caminhantes inscritos na II edição do “L Carril de L Praino” encontraram-se na antiga estação ferroviária de Duas Igrejas. Aí confirmaram a sua inscrição e receberam de oferta um boné e uma garrafa de água. Antes da partida, os participantes foram presentaeados com a atuação dos pauliteiros de Duas Igrejas.

Entre os participantes inscritos na caminhada estavam a presidente do município, Helena Barril e o vice-presidente, Nuno Rodrigues.

“Cheguei a andar de comboio na antiga linha ferroviária do Sabor. E hoje, vim conhecer, a pé, a ecopista, para futuramente voltar a fazer este percurso de bicicleta” – Helena Barril.

A autarca adiantou que o município de Miranda do Douro está a trabalhar para oferecer às pessoas e em particular aos visitantes, várias opções para que possam explorar e conhecer melhor a ecopista do Sabor e toda a riqueza natural do concelho de Miranda do Douro.

Sobre a oportunidade de caminhar ao lado de crianças, jovens e adultos, Helena Barril destacou que atividades como o passeio “L Carril de L Praino” são uma oportunidade única de encontro entre as várias gerações.

Entre os participantes, estava também o casal alemão, Carsten e Hanne, que costumam visitar, anualmente, o concelho de Miranda do Douro.

No planalto mirandês, Carsten e Hanne apreciam sobretudo o silêncio, a oportunidade de caminhar na natureza e de contemplar os campos agrícolas e as aves.

Para melhor conhecer a região, o casal vindo de Dortmund, na Alemanha, sugeriu que o posto de turismo ofereça melhores mapas e haja a possibilidade de alugar bicicletas.

Pedro Cordeiro da empresa Douro Pula Canhada, que prestou acompanhamento no passeio “L Carril de L Praino”, disse que para valorizar a ecopista do Sabor, os municípios por onde passa a antiga linha ferroviária – Miranda do Douro, Mogadouro. Freixo de Espada à Cinta e Moncorvo – deveriam trabalhar juntos.

“A ecopista do Sabor pode ser a espinha dorsal, no turismo de caminhadas e cicloturismo, nos municípios do Douro Internacional. Mas para isso há que recuperar e transformar em ecopista, os 105 quilómetros, da antiga linha do Sabor. E há que recuperar também os antigos apeadeiros e estações, que estão ao abandono, e que poderiam servir de pontos de assistência e albergues para os caminhantes e cicloturistas”, sugeriu.

Os jovens Simão Gomes e Rui Branco, ambos residentes em Duas Igrejas, também participaram no passeio “L Carril de L Praino”. Visivelmente bem dispostos, informaram que a sua motivação para participar na caminhada pela ecopista do Sabor é o gosto pelo exercício físico e o convívio.

Por sua vez, Céu Ruano, acompanhada de familiares disse que o desporto e a vontade de participar foram as suas motivações.

Para a maioria dos participantes, o percurso de 11,4 quilómetros realizado em pleno planalto mirandês, fez-se com relativa facilidade e à hora prevista, às 12h00, os caminhantes começaram a chegar à estação de Sendim.

Aí chegados, os caminhantes foram recebidos com a música e a dança das Pauliteiras de Sendim e foi-lhes oferecido com um reconfortante e saboroso almoço-convívio, que concluiu a II edição do passeio “L Carril de l Praino”.

Deixe um comentário