Vimioso: Exposição “Retratos Contados” é uma homenagem aos mais velhos

A ator, Ruy de Carvalho, esteve em Vimioso no passado dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, para inaugurar com o presidente do município, Jorge Fidalgo, a exposição fotográfica “Retratos Contados – Ruy de Carvalho”, que consiste numa retrospetiva da vida e carreira do conceituado ator português.

A exposição fotográfica sobre os 95 anos de vida e 80 de carreira artística de Ruy de Carvalho, está patente ao público na casa da cultura de Vimioso.

Ruy de Carvalho nasceu a 1 de março de 1927. Pai de dois filhos, é avô de três netos e bisavô de três bisnetas.

É considerado um dos atores portugueses mais talentosos e o ator com mais idade (95!) no ativo.

Pelo esforço e dedicação à profissão artística recebeu vários prémios, distinções e condecorações. A 1 de março de 2017, dia em que celebrou 90 anos de vida, foi agraciado com a Grâ-Cruz da Ordem de Mérito, pelo Presidente da República.

“A vida deve ser um ato de amor e de entrega”, é um dos lemas de vida de Ruy de Carvalho.

De acordo com o presidente do município de Vimioso, a exposição fotográfica “Retratos Contados – Ruy de Carvalho”, além de fazer uma retrospectiva da vida e obra do ator, dá visibilidade e leva para o espaço público, a reflexão sobre causas e valores humanos. E foca um tema em particular: a velhice.

Ruy de Carvalho é considerado um dos atores portugueses mais talentosos e o ator com mais idade (95!) no ativo.

A exposição mostra fotografias do ator, da família, do casamento, dos colegas e dos 80 anos de trabalho.

O presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, agradeceu a visita de Ruy de Carvalho e destacou a importância de democratizar e valorizar o acesso à cultura, como um caminho para “aproximar os cidadãos de um dos principais vultos do teatro português, contrariando assim o estigma da interioridade”.

“Num interior cada vez mais envelhecido e despovoado, a solidão dos idosos é um ponto central na ação do nosso município e acreditamos que o acesso à cultura é, também, uma forma de valorizar as pessoas e o território”, justificou o autarca vimiosense.

As exposições “Retratos Contados” surgiram em 2015, com o objetivo de valorizar os mais velhos.

“Com estas exposições pretende-se homenagear personalidades que fazem parte da nossa cultura”, lê-se no comunicado.

No âmbito destas exposições têm sido realizadas várias iniciativas, como encontros entre avós e netos, entrevistas e outros eventos.

Com textos de Nélson Mateus e Maria João Alexandre, a exposição “Retratos Contados – Ruy de Carvalho”, está patente ao público de 27 de março a 30 de abril, na casa da cultura de Vimioso.

HA

Deixe um comentário