Miranda do Douro: Concurso de ovinos mirandeses e do cão de gado transmontano

O município de Miranda do Douro vai promover no dia 3 de abril, o Concurso Nacional do Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e o Concurso Concelhio de Cão de Gado Transmontano, que visam premiar os melhores exemplares destas raças.

Segundo um comunicado, o Município de Miranda do Douro, em colaboração com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa e com o  apoio da Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano e  do Clube Português de Canicultura,  vai realizar no próximo dia 3 de abril,  no Mercado de Gado de Malhadas, o XXV Concurso Nacional do Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e o VII Concurso Concelhio de Cão de Gado Transmontano,  com vista  a premiar os melhores exemplares das raças, divididos por seção e género.

“Esta iniciativa propõe-se promover e divulgar ambas raças autóctones, símbolos identitários do nosso território e de prestígio do planalto mirandês, reconhecidas dentro e fora de portas. Além disso, o certame tenciona estimular e orientar os criadores na produção e melhoramento animal”, explicou em comunicado a autarquia, presidida pela social-democrata, Helena Barril.

De acordo com a mesma nota, os ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa contribuem para a valorização e aproveitamento de recursos forrageiros de regiões desfavorecidas, bem como para a obtenção de carne de excelente qualidade – o Cordeiro Mirandês com Denominação de Origem Protegida (DOP).

O Cão de Gado Transmontano, uma raça antiga, possante e funcional que desempenha, de forma exemplar, a função de guarda, sendo particularmente utilizado para defender rebanhos de ovelhas e cabras e desde a antiguidade que acompanha, de forma vital, os pastores da região. 

Fonte: Lusa

Deixe um comentário