Vimioso: Exposição de fotografia recorda Trás-os-Montes na década de 1980

Foi inaugurada no Domingo, dia 7 de agosto, na Casa da Cultura de Vimioso, a exposição fotográfica “Trás-os-Montes”, uma coleção de fotografias que mostram a realidade desta região na década de 1980, caraterizada pelas marcas da guerra colonial, pela emigração, pela falta de condições de vida e por uma população que vivia sobretudo da agricultura e da pecuária.

A exposição, da autoria de Eduardo Perez Sanchez, é constituída por 40 fotografias, em formato 30×40 e foram escolhidas a partir da 2ª edição do livro “Trás-os-Montes, uma visão a preto e branco sobre as gentes e o seu viver na década de 1980”.

O autor, um catalão que vive no Porto, disse que conseguiu estabelecer uma grande empatia com os fotografados, porque antes de lhes pedir para as fotografar falou longamente com as pessoas.

“Estas fotografias foram feitas na região de Valpaços. Retratam as mazelas de uma época, derivadas na guerra colonial e da emigração. Havia muita gente idosa e quase não se viam pessoas em idade ativa. As condições de vida eram rudes, havia muito desconforto, as estradas eram todas em terra e as casas não tinham qualquer isolamento. Mas, ao mesmo tempo viam-se muitas crianças, alegres, simpáticas e gostavam muito de ser fotografadas”, contou.

Para além das pessoas, Eduardo Perez Sanchez, fotografou também os trabalhos agrícolas e pecuários, como a ceifa, a apanha da azeitona, a pastorícia ou a matança do porco.

Eduardo Perez Sanchez é engenheiro mecânico de profissão e pósgraduou-se em direção e gestão de empresas. Ao longo da vida desenvolveu o gosto pela fotografia e em 2013, quando se reformou, ao dar atenção ao espólio de fotografias concluiu que havia muitas que mereciam ser publicadas.

“Comecei a publicar as fotografias de Trás-os-Montes. Fui casado com uma transmontana e na década de 1980 vinha cá muitas vezes. A seguir às refeições, quando toda a gente ia dormir a sesta, eu pegava no mochila e ia falar com as pessoas e fotografar”, recordou.

A exposição de fotografias “Trás-os-Montes” e a apresentação da 2ª edição do livro é uma iniciativa conjunta do município de Vimioso, da Associação Inter+Value e do autor.

De acordo com o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, a exposição agora inaugurada da Casa da Cultura, vale bem a visita dada a qualidade das fotografias e os detalhes que o autor conseguiu captar e transmitir sobre a vivência do povo transmontano na década de 1980.

“Com o Eduardo Perez Sanchez, pretendemos realizar uma exposição de fotografia sobre o concelho de Vimioso. Esta exposição resulta de uma parceria do município de Vimioso com a associação Inter+Value, cujo responsável é o Manuel de Lima, um descendente local”, disse.

Segundo o autarca de Vimioso, desta colaboração vai resultar o projeto “Confluências e Fronteiras – Bienal de Vimioso”, que será realizado no próximo ano e vai estabelecer intercâmbios com Espanha, Itália e França.

“Nesta confluência transfronteiriça há muita identidade cultural que nos une e que devemos potenciar”, adiantou.

Por sua vez, Manuel de Lima, presidente da associação Inter+Value, explicou que os objetivos desta associação é promover a cultura e o património.

“Dado que a minha mãe era natural de Vimioso, houve uma série de encontros que me fizeram chegar aqui. Fui desafiado pelo presidente do município, Jorge Fidalgo, a organizar um evento sobre a cultura e o património local. E a primeira iniciativa do evento é esta exposição de fotografias do Eduardo Perez Sanchez”, disse.

Sobre o evento do próximo ano, “Confluências e Fronteiras – Bienal de Vimioso”, Manuel de Lima, adiantou que já estabeleceu contatos com autarquias em Espanha (Galiza), Itália e França (Bretanha) para participar no evento.

“O nosso propósito é convidar as pessoas destes países a visitar e conhecer a cultura e o património de Vimioso,”, explicou.

HA

Deixe um comentário