Vimioso: Estudantes de medicina criaram proximidade com a população do concelho

Vimioso acolheu nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, uma dezena de estudantes de medicina, no âmbito do “Med On Tour”, uma iniciativa que possibilitou o contato dos futuros médicos com a população idosa do concelho e a sensibilização das crianças e jovens para estilos de vida saudáveis.

Os estudantes do ICBAS realizaram palestras sobre temas de saúde no Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV).

Na sexta-feira, dia 16 de fevereiro, os alunos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) do Porto, começaram a campanha “Med on Tour” com a realização, em várias localidades do concelho vimiosense, de rastreios gratuitos à diabetes, hipertensão arterial e obesidade.

À tarde, os futuros médicos, estiveram no Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), onde realizaram palestras sobre temas como a alimentação e hidratação e a saúde mental.

No auditório do AEV, os futuros médicos desfizeram preconceitos e elucidaram sobre as causas mais frequentes que levam a doenças mentais, como, por exemplo, a depressão.

“As principais causas da depressão podem ser a perda de um ente querido, o bullying, a pressão escolar, a exclusão social, a discriminação, o consumo de álcool, drogas e alguns medicamentos”, indicaram.

De seguida, os jovens universitários apontaram estratégias para prevenir a depressão, para lidar com o stress e manter a autoestima.

Segundo os estudantes de medicina, cuidar da saúde mental é tão importante como cuidar da saúde física.

Na estadia em Vimioso, a equipa do “Med on Tour” foi constituída por uma dezena de alunos que estão a frequentar o 2º e 3º anos do curso de medicina, no ICBAS, no Porto.

A estudante do 3º ano de medicina, Matilde Rocha, que integrou a comissão organizadora desta iniciativa e foi a responsável pelo grupo que esteve em Vimioso, sublinhou a importância de conhecer outras realidades.

«Ao participarmos no “Med on Tour”, nós, os estudantes de medicina adquirimos uma perspectiva mais abrangente do estado de saúde da população portuguesa. Com esta vinda aos meios rurais apercebemo-nos do grande valor que as pessoas dão aos médicos. E o mais surpreendente é que às vezes, basta só uma conversa e uns pequenos conselhos para ter um estilo de vida mais saudável» disse.

Por sua vez, o jovem Gonçalo Gonçalves, com 20 anos, também ele a frequentar o 3º ano de medicina, no ICBAS, revelou que decidiu participar nesta iniciativa em Vimioso, por causa dos laços familiares.

“Os meus pais são naturais do concelho de Vimioso e quis conhecer mais de perto a realidade da saúde neste concelho. Ao frequentar o curso de medicina, apercebo-me da importância de estabelecer uma maior proximidade com as pessoas”, disse.

Questionado se após a conclusão do curso de medicina pondera a hipótese de trabalhar em concelhos como o de Vimioso, o jovem estudante de medicina respondeu afirmativamente.

“Sim, admito essa possibilidade. Tenho um contato regular com estes concelhos mais rurais, onde aprecio sobretudo a maior proximidade com as pessoas, a envolvência da natureza e o ritmo de vida mais tranquilo que aqui se vive”, disse.

Ao longo dos três dias, a equipa do ICBAS esteve nas 22 localidades do concelho de Vimioso, onde realizou rastreios ou testes de despistagem de risco cardiovascular, a doenças como a diabetes, a hipertensão e a obesidade.

No ano passado, mais de 100 estudantes de medicina participaram no “Med on Tour”, numa campanha que decorreu em 16 municípios portugueses.

HA

Fotos: CM e HA

Deixe um comentário