Miranda do Douro: Montarias trouxeram centenas de caçadores ao Festival dos Sabores Mirandeses

Em Miranda do Douro, o XXV Festival de Sabores Mirandeses, que decorreu no fim-de-semana de 16, 17 e 18 de fevereiro, registou uma grande afluência de público, com destaque para as centenas de caçadores que participaram nas montarias ao javali, realizadas nos três dias do certame dedicado à gastronomia e artesanato.

Na montaria ao javali, em São Martinho de Angueira, participaram 276 caçadores, muitos deles vindos de outras regiões do país.

A cerimónia oficial de abertura do certame contou com a participação da presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril e das visitas do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), engenheiro Pimenta Machado e do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Beraldino Pinto.

No seu discurso, Helena Barril, referiu-se à longevidade e sucesso do Festival do Sabores Mirandeses e agradeceu o trabalho e a assídua participação dos expositores do planalto mirandês, que continuam a oferecer produtos de elevada qualidade.

“Este evento pretende dar visibilidade ao que de melhor se produz no planalto mirandês, como são os enchidos caraterísticos desta altura do ano, a doçaria tradicional, o azeite, o vinho, os frutos secos, os licores, as compotas, a carne mirandesa, o cordeiro mirandês e também o artesanato, com os artigos em burel e a cutelaria”, destacou.

A autarca de Miranda do Douro, aproveitou a visita dos representantes da APA e da CCDR- Norte para reivindicar políticas diferenciadoras para os territórios do interior, de modo a promover a fixação de pessoas e a valorização dos recursos.

No mesmo sentido, o vice-presidente da CCDR – Norte, Beraldino Pinto, felicitou o município de Miranda do Douro pela organização do Festival dos Sabores Mirandeses, um certame que tem por finalidade a valorização dos produtos da terra.

“Para que o certame continue a evoluir é importante que a organização e os produtores invistam na inovação e diferenciação deste território e dos seus produtos. E Miranda do Douro tem sabido fazê-lo, ao promover e valorizar a sua riqueza cultural e natural”, disse.

O XXV Festival dos Sabores Mirandeses decorreu nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro e teve como atrações os concertos musicais dos artistas, Ana Laíns e Domingues e a permanente animação proporcionada pelos grupos de folclore e pauliteiros de todo o concelho.

Este ano, o maior destaque do festival gastronómico e de artesanato foram as três montarias ao javali, que trouxeram muitos caçadores de outras regiões do país, ao concelho de Miranda do Douro.

Na montaria realizada em São Martinho de Angueira, no sábado, dia 17 de fevereiro, participaram 276 caçadores, vindos de regiões como Castelo, Branco, Coimbra e Fafe.

“O município de Miranda do Douro realizou um excelente trabalho de divulgação das montarias através dos sites de caça e nos grupos do whatsapp e facebook. Um mês antes da montaria, as inscrições estavam esgotadas e tivemos mesmo que recusar inscrições dada a grande procura”, indicou Vitor Pires, da organização do encontro cinegético.

Em São Martinho de Angueira, no final da montaria foram caçados 46 javalis, o que comprovou a existência de uma grande densidade destes animais no concelho de Miranda do Douro.

Segundo o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, muitos dos caçadores vieram acompanhados das famílias, tendo aproveitado a estadia para visitar a cidade de Miranda do Douro e em particular o XXV Festival dos Sabores Mirandeses.

No último dia do Festival dos Sabores Mirandeses, Domingo, dia 18 de fevereiro, o destaque foi a realização do 18º Passeio Bicicleta Todo-o-Terreno (BTT), uma prova desportiva que deu a conhecer e beleza natural do planalto mirandês.

HA

Deixe um comentário