Vimioso: Educação, saúde e acessibilidades são as prioridades para o novo mandato de Jorge Fidalgo

Na manhã de 14 de outubro, Jorge Fidalgo tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Vimioso, numa cerimónia marcada pela despedida de José Rodrigues e pela presença da Secretária de Estado de Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

O ato solene de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, realizou-se no auditório da Casa da Cultura, e contou com a presença dos funcionários da autarquia, assim como de várias autoridades civis, eclesiásticas e das associações e coletividades do concelho de Vimioso.

A cerimónia iniciou-se com a tomada de posse dos eleitos para a Assembleia Municipal e juntas de freguesia do concelho.

Neste ato, destaque para a tomada de posse do novo presidente da Assembleia Municipal, Sérgio Augusto Pires, que substituiu José Rodrigues.

O momento mais aguardado, foi a tomada de posse de Jorge Fidalgo, que assim inicia o seu terceiro mandato como presidente da Câmara Municipal de Vimioso. 3

Neste reinício de funções, Jorge Fidalgo, começou por agradecer à população do concelho, o ter exercido o direito de voto nas recentes eleições autárquicas, de 26 de setembro.

De seguida, o autarca vimiosense enalteceu o trabalho fundamental das juntas de freguesia e dos seus representantes, na proximidade aos munícipes e na ligação à Câmara Municipal.

Sobre o projeto do executivo, para o novo mandato 2021/25, Jorge Fidalgo estabeleceu como prioridades: a educação e mais concretamente, a luta pelo estabelecimento da escolaridade obrigatória (até ao 12º ano), no agrupamento de escolas de Vimioso.

Na saúde, o presidente vimiosense, alertou para a falta de médicos de família no concelho e avançou que vão continuar a exigir o restabelecimento do horário alargado de funcionamento do centro de saúde de Vimioso.

“A falta de serviços de educação e de saúde não podem continuar a ser um fardo pesado para quem vive e trabalha no concelho de Vimioso”, protestou.

Outra ação prioritária para o executivo é a construção da ponte entre Vimioso e Carção. “É uma obra que vai beneficiar não só o concelho de Vimioso, mas também os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta”, lembrou.

Para além destes objetivos, Jorge Fidalgo, mencionou ainda a deficitária rede de comunicações móveis existente no concelho e a necessidade de “instalar a fibra ótica em todas as localidades”.

No final da sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, exortou os munícipes a serem proativos e empreendedores. “Para além do que o município pode fazer pelos munícipes, o que é que cada um de nós pode fazer pela sua aldeia, vila e concelho?”, interpelou.

Por sua vez, José Rodrigues, na sua despedida como presidente da Assembleia Municipal, congratulou-se com a presença de muitos jovens nos novos órgãos autárquicos e louvou a sua disponibilidade para trabalhar no desenvolvimento do concelho.

Fazendo uso da sua experiência na vida política, José Rodrigues, disse que governar é fazer escolhas. “Por vezes bem difíceis, tendo em conta as circunstâncias e os recursos existentes”, disse.

O também ex-presidente da autarquia vimiosense, ao recordar-se do seu percurso político, ensinou que “tanto se serve o concelho, no poder como na oposição”.

No final do seu emocionado discurso de despedida, disse que está “feliz pela oportunidade que teve de servir o concelho de Vimioso”.

HA

Deixe um comentário