Miranda do Douro: Idosos celebraram o 13 de outubro no Santuário de Nossa Senhora do Naso

As pessoas idosas e os trabalhadores do lar da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro foram ao Santuário de Nossa Senhora do Naso, celebrar o dia 13 de outubro, data da última Aparição de Nossa Senhora, em Fátima.

O encontro iniciou-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo senhor padre Manuel Marques, na capela do santuário mariano, de Nossa Senhora do Naso.

Na homília, o pároco, lembrou que a 13 de outubro de 1917 ocorreu a última Aparição de Nossa Senhora, em Fátima.

Referindo-se às leituras da celebração, o celebrante chamou a atenção para a pedagogia de Jesus, que não teve medo de criticar os grandes de Israel pelas injustiças cometidas e por viverem numa lógica de aparência e de querem ser superiores aos outros. Segundo o sacerdote, também hoje, a falta de justiça e de verdade produz uma sociedade injusta.

Sobre o papel dos cristãos, o senhor padre Manuel Marques disse que “têm o dever de fazer o bem sem olhar a quem”. E acrescentou que “não falar mal dos outros já é fazer o bem”, disse.

Assim como é fazer bem “descobrir as qualidades das outras pessoas”. Referindo-se concretamente ao ambiente que se vive nos lares, o pároco de Miranda do Douro, relembrou que onde vivem e trabalham muitas pessoas nem sempre é fácil promover uma sã convivência entre todos. “É uma tarefa exigente”, disse. Para o conseguir, o senhor padre Manuel Marques sugeriu “a leitura, escuta e interiorização da Palavra de Deus, para depois a viver no dia-a-dia. Assim, como fez Maria, Nossa Senhora de Fátima e do Naso”, concluiu.

Sobre esta iniciativa de celebrar o 13 de outubro, no Santuário de Nossa Senhora do Naso, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, o engenheiro Manuel Rodrigo, disse que iniciativas como esta são sempre bem-vindas “para proporcionar momentos de lazer às pessoas que vivem fechadas nos lares”.

“É nossa intenção proporcionar aos utentes mais iniciativas como esta, acompanhá-los ao exterior e se possível a locais, como o Santuário de Nossa Senhora do Naso, que lhes recorda muitas vivências e onde têm a oportunidade de pedir, mais de perto, a Nossa Senhora, que lhes conceda um pouco de saúde”, disse.

HA

Após a celebração da Eucaristia realizou-se um momento de convívio e lanche no recinto do Santuário de Nossa Senhora do Naso.

Deixe um comentário