Vimioso: Apresentação do livro “Máscaras rituais de Portugal – Entrudo de Santulhão”

O presidente da Assembleia da Academia Ibérica da Máscara, Roberto Afonso, apresentou no dia 14 de agosto, o livro “Máscaras rituais de Portugal – Entrudo de Santulhão”, com o intuito de dar a conhecer esta tradição cultural, tão caraterística do povo de Santulhão.

A apresentação da obra ocorreu na freguesia de Santulhão e contou com a presença da vereadora da cultura do município de Vimioso, Carina Lopes e do presidente da freguesia, Jorge Gonçalves.

Segundo o autor, Roberto Afonso, o livro está ilustrado com fotografias e textos sobre a tradição do Carnaval, em Santulhão.

“A obra inclui alguns testamentos lidos no culminar do grandioso cortejo que acontece a cada Terça-feira de Carnaval”, explicou.

E na segunda parte do livro, são apresentadas imagens de todas as coleções do autor.

“São máscaras, fragmentos dos trajes e acessórios usados nas festas, com a identificação que cada uma representa, a data e a localidade em que ocorrem, as características das máscaras e os respetivos artesãos e artistas”, explicou.

O livro “Máscaras rituais de Portugal – Entrudo de Santulhão” resultou da exposição que esteve patente na Casa da Cultura de Vimioso, entre 29 de outubro de 2021 e 31 de janeiro de 2022, na qual foi dado destaque ao Entrudo celebrado na localidade de Santulhão, pertencente ao concelho de Vimioso.

Na dita exposição estiveram representadas mais de 40 festas, sendo que 30 eram do nordeste transmontano, mais concretamente dos concelhos de Vinhais, Bragança, Vimioso, Miranda do Douro, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

Sobre o significado das máscaras, o investigador disse na altura que a máscara é uma marca distintiva da cultura popular no nordeste transmontano.

Segundo o colecionador, “o esconder-se atrás de uma máscara permitia cometer excessos e subverter as normas e o poder instituído.”

Outro aspeto nas máscaras que desperta o interesse do professor Roberto Afonso é o lado artístico destes objetos.

“Há máscaras de madeira, de lata, de couro e de vários materiais”, indicou.

Para o investigador, uma exposição de máscaras é também um roteiro das festas ou rituais com mascarados que existem em Portugal, como é o caso do Entrudo de Santulhão.

HA

Deixe um comentário