Vimioso: Ano letivo arranca com o 10º ano profissionalizante

Oito alunos do agrupamento de escolas de Vimioso vão frequentar o 10º ano, num projeto experimental, em que as aulas socioeducativas vão ser ministradas em Vimioso, enquanto que a componente profissional, vai realizar-se nas escolas Abade Baçal, em Bragança, e em Carvalhais (Mirandela).

De acordo com o engenheiro Rui Caseiro, primeiro secretário da CIM – Terras de Trás-os-Montes, desde há uns anos que a câmara municipal de Vimioso tem vindo a trabalhar com o Agrupamento de Escolas local, para oferecer aos alunos do concelho o acesso ao ensino profissionalizante, que atualmente não existe no concelho vimiosense.

Esta necessidade foi comunicada à Comunidade Intermunicipal (CIM) – Terras de Trás-os-Montes, que por sua vez, efetuou diligências junto da Secretaria de Estado da Educação e da Direção Regional de Educação do Norte (DREN), o que levou à implementação neste novo ano letivo 2021/2022, do projeto-piloto ou experimental, designado de “Turmas de responsabilidade partilhada”.

Segundo o engenheiro Rui Caseiro, estas “turmas de responsabilidade partilhada” têm uma componente socioeducativa que é ministrada nas escolas de origem, neste caso em Vimioso. E a componente científica e profissional é ministrada numa outra escola, chamada escola de destino, onde existe o ensino profissionalizante.

De acordo com o secretário da CIM-Terras de Trás-os-Montes, para constituir uma turma desta natureza, há que reunir pelo menos 8 a 10 alunos.

Assim sendo, neste novo ano letivo, o agrupamento de escolas de Vimioso vai lecionar durante dois dias da semana a componente geral ou sócio-educativa.

Nos restantes três dias, os alunos vão frequentar a componente científico-profissional em Carvalhais (Mirandela) e em Bragança, na Escola Abade Baçal.

Os oito alunos matriculados no 10º ano, em Vimioso, increveram.se nos cursos de agropecuária (1); cozinha e pastelaria (3); mecatrónica (3); e multimédia (1).

A despesa do transporte dos alunos para as escolas profissionalizantes é da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal (CIM) – Terras de Trás-os-Montes.

“Com esta medida, pretende-se que os alunos do concelho de Vimioso possam continuar os estudos e, simultaneamente, continuar a viver no seu seio familiar”, explicou Rui Caseiro.

HA

Deixe um comentário