Vimioso: ALDEIA dá a conhecer animais e plantas do rio Angueira

Quem pretenda conhecer mais de perto os animais e as plantas que existem no vale do rio Angueira, em Vimioso, poderá fazê-lo através da atividade “Biodiversidade a 100 por censo”, que vai decorrer neste fim-de-semana de 21 e 22 de Maio, na aldeia de Serapicos, no concelho de Vimioso.

Esta atividade é mais uma inciativa promovida pela associação ALDEIA, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável e fundamentado na conservação da Natureza e na preservação da Cultura e Tradições que sobrevivem nos meios rurais.

Segundo Isabel Sá, presidente da associação ALDEIA, o objetivo da atividade “Biodiversidade a 100 por censo” é dar a conhecer aos participantes a biodiversidade existente na região, mais concretamente no vale do rio Angueira.

“Nos dias 21 e 22 de maio vamos para o campo mostrar às pessoas algumas técnicas de monitorização e recolha de dados sobre as espécies animais e vegetais existentes no vale do rio Angueira”, informou.

A jovem engenheira do Ambiente salientou que uma das mais valias do concelho de Vimioso é a preservação de uma significativa biodiversidade.

“O concelho de Vimioso encontra-se num local privilegiado, numa zona de transição entre o planalto mirandês e os vales dos rios Angueira, Sabor e Maçãs, o que permite a existência de condições excecionais para a existência de algumas das espécies de fauna e flora mais emblemáticas”, especificou.

De acordo com a ALDEIA, estes vales constituem-se como autênticos santuários de biodiversidade, estando integrados na sua totalidade no espaço da Rede Natura 2000.

Para melhor dar conhecer a biodiversidade existente no território, a associação ALDEIA convidou um grupo de especialistas na área da Biologia, que vão guiar os participantes na descoberta das aves, peixes, reptéis, rãs, sapos, borboletas, líquenes e outras espécies existentes no vale do rio Angueira.

Quem pretenda participar na atividade e/ou saber mais sobre o programa, estas informações estão disponíveis no site da associação ALDEIA

HA

Deixe um comentário