Trás-os-Montes: Natureza, cultura e gastronomia são as atrações na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)

Os nove municípios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT) voltam a participar na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre de 28 de fevereiro a 3 de março, no Parque nas Nações, onde está programada a degustação de produtos, a divulgação da beleza natural do território e a apresentação das marcas mais distintivas do património cultural transmontano.

No pavilhão 2, da Feira de Turismo de Lisboa (FIL), os nove concelhos transmontanos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais vão dar a conhecer aos visitantes da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o património cultural, natural e gastronomia transmontana.

De acordo com a CIM-TT, durante os cinco dias de feira estão agendadas apresentações de produtos turísticos e culturais, degustações de vinhos, azeites e outros produtos regionais, bem como a oportunidade de conhecer um dos territórios do país com maior índice de qualidade ambiental.

Considere-se que as Terras de Trás-os-Montes abrangem uma área de cerca de 5538 km2, onde existem três parques naturais: Montesinho, Douro Internacional e Vale do Tua. Este território integra ainda a maior reserva transfronteiriça da Biosfera: a Reserva da Meseta Ibérica.

Na 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o concelho de Miranda do Douro vai apresentar workshops de língua Mirandesa, a confeção artesanal da Capa d’Honras, a degustação da Bola Doce e a atuação dos Pauliteiros de Miranda.

Por sua vez, o município de Vimioso vai promover as Termas, o Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA) e volta a oferecer a degustação de produtos locais (pão, folar, fumeiro, compotas, pastéis de amêndia e licores) na iniciativa “Lançar a manta”.

Já o município de Mogadouro, pretende dar a conhecer as potencialidades ambientais e turísticas dos Lagos do Sabor. Outros objetivos do concelho mogadourense são promover os festivais Terra Transmontana e Red-Burros, divulgar os Gaiteiros e Velhos de Bruçó e oferecer a degustação de produtos com origem em Mogadouro.

Os outros seis concelhos da CIM-TT vão presentear os visitantes da BTL, em Lisboa, com provas de Azeite (Vila Flor); com o workshop “Pinta a tua cantarinha” (Pinela/Bragança); a apresentação do Parque Biológico de Vinhais; a degustação “Geofood – Terras de Cavaleiros” (Macedo de Cavaleiros); a degustação “Cereja & Co” (Alfândega da Fé); e a apresentação “Tua Walking” (Mirandela).

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) é considerado o principal evento dedicado ao turismo em Portugal e nesta edição vai reunir 1550 expositores, nacionais e internacionais, desde agências de viagens, hostels, associações empresariais, adegas, municípios, aeroportos, parques naturais, associações turísticas, empresas, etc.

Ao longo dos cinco dias do certame são esperadas mais de 70 mil visitantes.

HA

Deixe um comentário