Miranda do Douro: Cerca de 1200 pessoas já aderiram ao Seguro Municipal de Saúde

Cerca de 1200 pessoas residentes no concelho de Miranda do Douro já aderiram ao Seguro Municipal de Saúde, uma medida implementada pelo município com a finalidade de proporcionar um acesso mais rápido da população a consultas de especialidade e a exames de diagnóstico.

Segundo dados dos serviços municipais, entre 8 de novembro de 2023 e 4 de fevereiro de 2024, foram inscritas 1159 pessoas no Seguro Municipal de Saúde, residentes no concelho de Miranda do Douro.

Neste novo serviço que funciona de segunda-feira a sexta-feira, no piso inferior da Junta de Freguesia de Miranda do Douro, os beneficiários do denominado cartão “Miranda Saudável” podem agendar consultas com um médico de clínica geral.

“Até ao momento foram realizadas 205 consultas de medicina geral e familiar. O horário das consultas médicas é à quarta-feira, das 15h00 às 19h00. E à sexta-feira, das 14h00 às 18h00”, informam.

Posteriormente, os utentes podem ser encaminhados para as consultas ou exames especializados, no Hospital Casa de Saúde São Mateus, em Viseu.

“As viagens são gratuitas e 51 munícipes já beneficiaram de consultas de especialidade, assim como de análises e exames de diagnóstico e terapêutica. Nas especialidades médicas, foram realizadas consultas de urologia (1), oftalmologia (3), dermatologia (2), otorrinolaringologia (2), ortopedia (3), reumatologia (2), gastroenterologia (1), imunoalergologia (1)”, indicam.

No que concerne às análises clínicas e aos exames, os munícipes de Miranda do Douro realizaram 19 análises clínicas e efetuaram exames de radiografia ou raio x (11); ecografia (15); tomografia computorizada (TAC) (10); mamografia (1); endoscopia (2); e ressonância magnética (2).

De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, “a implementação do seguro municipal de saúde visa reduzir o tempo de espera da população – uma parte considerável com mais de 65 anos – por cuidados médicos especializados e serve para ultrapassar as falhas existentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

A medida denominada “Aquisição de serviços de saúde – Cartão de Saúde Municipal”, tem uma validade de dois anos e implicou um investimento por parte do município de 690 mil euros.

HA

Deixe um comentário