Sendim: Casa da Criança vai ser requalificada

A Fundação Casa da Criança Mirandesa (FCCM), em Sendim, viu aprovada uma candidatura de 182 mil euros destinados à remodelação e adaptação da estrutura residencial que atualmente acolhe 27 idosos.

“Esta remodelação vai abranger o edifício destinado ao acolhimento de idosos, de forma a dotá-lo de mais eficiência energética e proporcionar maior conforto aos 27 utentes que ali estão instalados em regime de lar da terceira idade. É uma instituição social que tem a sua capacidade esgotada”, explicou o presidente da FCCM, padre António Pires.

As obras foram comparticipadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em 85 %.

Esta candidatura foi aprovada a 20 de janeiro, estando previsto o arranque das obras no início do próximo mês de maio, com um prazo de conclusão de um ano.

A intervenção resulta de um Pacto Social que envolve o município de Miranda do Douro, a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes e o Centro Local de Ação Social (CLAS).

A FCCM tem o estatuto de Instituição Particular de Segurança Social (IPSS) e está sob a alçada da diocese de Bragança-Miranda, contando com um historial de cerca de seis décadas, sendo composta por três edifícios autónomos.

Neste três edifícios autónomos estão instaladas diversas valências sociais e ainda um centro de arte e restauro.

Segundo o padre António Pires, as obras serão efetuadas num edifício que já apresenta algumas deficiências estruturais, nomeadamente, no que concerne à infiltação de águas pluviais.

Por seu lado, o responsável adiantou, ainda, que foram adquiridas duas viaturas elétricas de apoio domiciliário que estão adaptadas para o transporte de idosos com um valor global de cerca de 27 mil euros mais IVA, e comparticipadas em 25 mil euros.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário