Reportagem: Associação Mirandanças quer voltar a dançar em 2022

As associações culturais desempenham um importante papel no desenvolvimento da Terra de Miranda. Ao mesmo tempo que divulgam a identidade cultural da região, estas associações promovem o convívio e a cooperação entre os seus associados gerando assim comunidades mais coesas e solidárias. A associação Mirandanças, constituída em 2005, é disso exemplo.

A Mirandanças – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Terra de Miranda foi fundada a 15 de setembro de 2005, com o objetivo de divulgar a cultura mirandesa.

Zélia Fernandes, uma das fundadoras ainda se recorda do “para quê” que constituíram a associação.

“Na cidade de Miranda do Douro, ao invés do que acontecia nas aldeias do concelho, o movimento associativo era quase inexistente. Sentimos a necessidade de dinamizar culturalmente a cidade e para isso decidimos constituir a associação Mirandanças”, contou.

Se inicialmente, o propósito era o de promover o convívio e as danças mistas, com o tempo outras atividades se lhe seguiram. Com o propósito de reavivar as tradições, a associação Mirandanças começou também a desenvolver grupos de pauliteiros e de pauliteiras. E para que estas representações culturais fossem o mais genuínas possivel, a associação Mirandanças realizou trabalhos de recolha do património cultural nas aldeias do concelho, como em Duas Igrejas.

“Fomos ao encontro das senhoras nas aldeias e com elas aprendemos as cantigas e as danças tradicionais para iniciarmos o grupo das danças mistas”, contou Zélia Fernandes.

As viagens e as atuações noutras regiões do país e no estrangeiro – foram à Madeira e a Ibiza – contribuíram muito para construir um verdadeiro espírito de família entre os associados da Mirandanças.

“Como em qualquer grupo de folclore, os momentos mais inesquecíveis são as viagens e atuações noutros locais, onde acontecem sempre peripécias e momentos de alegria”, partilhou.

Com o surgimento da pandemia, em março de 2020, houve uma forçada interrupção das atividades e dos ensaios na Mirandanças, o que afastou as pessoas e criou um grande vazio no grupo.

“Todos sofremos com o afastamento uns dos outros”, contou.

Não obstante os quase dois anos sem atividades, Zélia Fernandes adiantou que os participantes da Mirandanças estão desejosos de recomeçar os ensaios.

“Com frequência ouve-se: então já podemos ensaiar?”, contou.

“Com a pandemia, todos sofremos com o afastamento uns dos outros.”

De acordo com Zélia Fernandes, a Mirandanças integra pessoas dos 9 aos 90 anos e os momentos de ensaio são oportunidades de encontro, de convívio e de socialização.

“Para algumas pessoas, os ensaios são os momentos de sair do isolamento”, disse.

Quando recomeçarem as atividades, Alice Martins está interessada em participar no grupo das Danças Mistas. Para além do gosto pela dança e pelas cantigas, diz que quer contribuir para a notoriedade da cultura mirandesa.

Catarina Miguel é uma jovem pauliteira. Decidiu participar na Mirandanças, em primeiro lugar, pelo convívio. E depois pelo interesse em preservar as tradições locais, como a música, a dança e as cantigas. Ao fazê-lo, apercebeu-se de que a pertença à Mirandanças lhe ofereceu laços de amizade que quer manter, assim como as tradições. Sobre as viagens disse que são sempre agradáveis porque lhes permitem conhecer outros locais. E sobre as atuações no palco, diz que o reconhecimento dos aplausos é o que lhe dá ânimo para continuar.

A pertença à Mirandanças ofereceu-lhe laços de amizade que quer manter, assim como as tradições.

As crianças e jovens gostam de ver os adultos a dançar. E ao verem também querem participar.

Clara Fernandes tem 11 anos e disse que participa na Mirandanças porque gosta das músicas tradicionais e da dança. Outro dos motivos que a faz participar é o convívio com os amigos, a possibilidade de conhecer novos lugares e dar a conhecer a cultura da sua terra.

Programa de atividades

A 10 de novembro de 2021 realizou-se uma assembleia geral para eleger os novos órgãos diretivos da Mirandanças, para o quadriénio 2021/2025.

A nova direção da associação, agora presidida por Isabel Raposo, tem como grande objetivo continuar a preservar e divulgar a cultura mirandesa, através da recolha do património imaterial da região e da realização de atividades, que promovam o desenvolvimento cultural social e e económico da cidade de Miranda do Douro.

Com este objetivo, a Mirandanças já definiu um programa de atividades para 2022.

Asssim, para o dia 27 de março está agendada a primeira caminhada, mini-trail e trail pelas arribas mirandesas. A organização prevê a participação de 300 pessoas. O primeiro classificado na prova de trail vai receber uma Capa d’Honra mirandesa, com uma garrafa de vinho da região. De acordo com a associação Mirandanças, o objetivo destas provas desportivas é presentear os participantes com a riqueza natural e cultural e simultaneamente dinamizar o comércio local com a afluência de pessoas à cidade de Miranda do Douro.

A 15 de abril, Sexta-feira Santa, a Mirandanças prevê realizar a teatralização da Paixão de Cristo, na praça Dom João III. De acordo com a associação, este é um evento que gera um grande interesse e adesão da população de Miranda do Douro e também dos visitantes e turistas.

Para 9 de julho, está programada a segunda caminhada, mini-trail e trail.

Em agosto, a Mirandanças pretende realizar o Festival de Folclore.

A 17 de setembro, está agendado a terceira caminhada, mini-trail e trail, em Miranda do Douro.

A 15 de abril, Sexta-feira Santa, a associação Mirandanças vai realizar a teatralização da Paixão de Cristo, na praça Dom João III. De acordo com a associação, este é um evento que tem gerado um grande interesse e adesão da população de Miranda do Douro e também dos visitantes e turistas.

Outras atividades muito apreciadas pelos mirandeses são as caminhadas com história, orientadas pelo professor Hermínio Bernardo, e que dão a conhecer lugares históricos da cidade.

Segundo a presidente da Mirandanças, Isabel Raposo, quando a situação epidemiológica o permitir pretendem reiniciar as atuações solidárias nos lares de idosos, do concelho de Miranda do Douro.

A programação anual da Mirandanças vai concluir-se com o Sarau de Natal, que contempla as atuações dos vários grupos da associação: Pauliteiros, Pauliteiras, Pauliteiricos e Danças Mistas.

HA

HA

Deixe um comentário