Sendim: Cantar dos Reis proporcionou o convívio entre as gentes do concelho

O pavilhão multiusos, em Sendim, encheu-se de gente na tarde de Domingo, dia 7 de janeiro, para o XVIII encontro “Bamos a cantar l’s Reis”, uma tradição que este ano contou com a participação de nove grupos e proporcionou o convívio entre as gentes de várias localidades do concelho de Miranda do Douro.

O grupo de Cantares dos Reis, de Duas Igrejas, voltou a demonstrar a sua qualidade musical no XVIII Encontro “Bamos a cantar ls Reis”.

Na vila de Sendim, o XVIII Encontro do Cantar dos Reis começou ao início da tarde de Domingo, com o acolhimento aos vários grupos participantes e o grupo infantil do Centro Cultural de Sendim teve a missão de animar a chegada dos visitantes com uma primeira atuação, durante a qual cantaram músicas tradicionais como “Aqui vimos”, “Trigo, nozes e marmelada” e “Vós que vindes de Belém”.

Seguiu-se um lanche oferecido pela Comissão de Festas em honra de Santa Bárbara – Sendim 2024, a todos os grupos participantes e ao muito público que encheu o pavilhão multiusos, em Sendim.

O espetáculo “Bamos a cantar ls Reis” começou depois com a atuação do grupo de Cantar dos Reis de Duas Igrejas, que nesta edição presenteou o público com os cantares “Vimos dar as Boas Festas!”, “Vimos cantar as janeiras” e “Boa-noite, minha Mãe”.

O encontro em Sendim proporcionou o encontro e o convívio entre as gentes das várias localidades do concelho de Miranda do Douro. No decorrer do espetáculo, a presidente do município, Helena Barril, agradeceu o empenho e a participação dos vários grupos, na preservação e divulgação dos cantares dos Reis

“É muito importante preservar, transmitir aos mais novos e dar continuidade a uma das mais bonitas tradições que ainda existem no concelho de Miranda do Douro. O muncípio de Miranda do Douro endereçou convites a todos os grupos que existem no concelho e este ano responderam nove grupos. Esperamos que no próximo ano, haja ainda mais grupos que queiram participar neste encontro convívio, para assim preservar e divulgar esta herança cultural que são os cantares dos Reis”, disse.

Ao longo da tarde de Domingo, em Sendim, atuaram grupos como os jovens L’s Madrugadores; o grupo Magum; o grupo infantil do Centro Cultural de Sendim; a Banda Filarmónica Mirandesa; o grupo de Cantar dos Reis do Pré-escolar e da Escola EB1, de Sendim; a tuna da Universidade Sénior; e o grupo de Cantar dos Reis da associação Mirandanças.

Entre os cantares tradicionais destacaram-se músicas como “Ora, vem ver o Menino”, “Boas Festas”, “Beijai o Menino”, “Eu hei-de dar ao Menino”, “Noite de Natal”, “Oh, que galo abençoado”, “Mandai-nos abrir a porta” e “Ano Novo, melhor ano!”.

Após as atuações dos grupos, o XVIII Encontro “Bamos a cantar ls Reis” prosseguiu ao final da tarde, com uma ceia convívio, oferecida pelo município de Miranda do Douro.

No final, o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, estava radiante com a grande afluência de público à vila de Sendim, para acompanhar os cantares dos Reis.

“O Cantar dos Reis é uma tradição muito querida pela população de Sendim e por isso todos os anos compete à Comissão de Festas de Santa Bárbara organizar um encontro local. Este ano, o município de Miranda do Douro propôs que o encontro concelhio “Bamos a cantar ls Reis” se realizasse em Sendim, o que trouxe mais gente à nossa vila e abrilhantou ainda mais esta nossa tradição local. Felicito o município de Miranda do Douro pela iniciativa em deslocalizar este evento cultural para outras localidades do concelho”, disse.

O XVIII Encontro “Bamos a cantar ls Reis” encerrou as festas de Natal e foi organizado pelo município de Miranda do Douro, em parceria com a União de Freguesias de Sendim e Atenor e a Comissão de Festas de Santa Bárbara – Sendim 2024.

HA

Deixe um comentário