São Pedro da Silva: Homenagem os emigrantes

No dia 10 de agosto, o município de Miranda do Douro promoveu, em São Pedro da Silva, uma lanhe-convívio acompanhado de uma sessão de informação e esclarecimento aos emigrantes, com o objetivo de homenagear os portugueses que vivem a trabalham no estrangeiro.

O encontro realizou-se no recinto das festas de São Pedro da Silva e iniciou-se com a intervenção do presidente da União de Freguesias de Silva e Águas Vivas, Silvino Silva, que referiu que a população da aldeia é constituída por muitos emigrantes, que mesmo longe, continuam a ter a localidade no “coração”.

De seguida, foi a vez de Luísa Dias, funcionária do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), informar sobre os serviços prestados, em Miranda do Douro, aos portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro.

“A maioria das solicitações que chegam ao GAE de Miranda do Douro relacionam-se com os processos de reforma”, indicou.

Para além do tema da reforma, o GAE também presta informações e acompanhamento noutros assuntos, como as informações para quem pretenda emigrar ou investir em Portugal.

“O GAE também presta informações sobre o programa ‘Regressar’, que visa incentivar o regresso e a fixação dos emigrantes em Portugal”, informou.

Luísa Dias referiu-se ainda ao programa “Ua puorta pa l mundo”, desenvolvido pelo CLDS de Miranda do Douro, cujo objetivo é promover a comunicação, através das novas tecnologias, dos emigrantes com os seus familiares.

Em representação do Observatório dos Luso-Descendentes, Emmanuelle Afonso, disse que cada emigrante português pode ser um embaixador de Portugal no estrangeiro.

No entanto, a presidente do Observatório dos Luso-Descendentes, uma portuguesa que nasceu em França, apelou para que as autoridades portuguesas valorizem mais a história dos portugueses que vivem e trabalham noutros países.

No mesmo sentido, a deputada eleita pelo círculo eleitoral da Europa, Natalie Oliveira, através de uma vídeo-mensagem, sublinhou o dever de Portugal de valorizar os seus emigrantes.

A sessão de informação esteve aberta à participação dos emigrantes presentes no recinto de festas de São Pedro da Silva, onde foram colocadas várias questões.

Maria Rosa Teixeira Afonso, esteve 50 anos emigrada em França e regressou recentemente a Portugal. Questionada sobre o significado deste encontro, a ex-emigrante portuguesa expressou assim a sua satisfação.

“Estou feliz pelo acolhimento e pelo reconhecimento aos emigrantes. Esta iniciativa já deveria ter sido feita há muitos anos”, disse.

Sobre os assuntos em que os emigrantes mais precisam de ajuda e esclarecimento, Maria Rosa Teixeira Afonso, indicou os assuntos das finanças e todos os relacionados com a legislação portuguesa, que difere dos outros países.

A intervenção final do encontro de “Receção aos Emigrantes”, em São Pedro da Silva, coube à presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril. A autarca enalteceu o importante contributo dos emigrantes no desenvolvimento do país, através do envio das remessas e dos investimentos em Portugal.

O encontro de “Receção ao Emigrante” foi uma iniciativa promovida pelo município de Miranda do Douro, a União de Freguesias de Silva e Águas Vivas, o Observatório dos Luso-Descendentes e do Intermarché de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário