São Joanico: I Passeio Ibérico Micológico promove o convívio entre portugueses e espanhóis

No próximo sábado, dia 25 de novembro, a aldeia de São Joanico, no concelho de Vimioso, é o local de partida e de chegada do I Passeio Ibérico Micológico, uma iniciativa que pretende sensibilizar a população local para o aproveitamento sustentável dos cogumelos silvestres e ao mesmo tempo proporcionar um dia de convívio entre todos os participantes.

De acordo com a representante da freguesia de São Joanico, Elisabete Antão, são esperadas meia centena de pessoas para participar no passeio micológico, sendo que muitos deles são os vizinhos espanhóis.

“Dada a proximidade geográfica a Espanha, vamos contar com a participação dos nossos vizinhos espanhóis, que são muito apreciadores dos cogumelos silvestres”, disse a autarca local.

A concentração para o I Passeio Ibérico Micológico está agendada para as 9h00, no largo da aldeia de São Joanico, onde a organização vai apresentar aos participantes o programa da jornada micológica.

Segundo o organizador da iniciativa, o biólogo, Carlos Ventura, o passeio vai decorrer ao longo do rio Angueira, entre as aldeias de São Joanico e Serapicos e ao longo do percurso, os participantes terão a oportunidade de descobrir e identificar as espécies micológicas aí existentes, assim como aprender a distinguir as comestíveis das não comestíveis.

“O outono é por excelência, a época dos cogumelos silvestres, dado que a humidade e as temperaturas suaves desta estação do ano propiciam o surgimento de espécies como as sanchas e os boletos”, explicou o biólogo.

Na chegada a Serapicos, aos participantes vai ser oferecido um “mata-bicho”, no parque de merendas local. De regresso a São Joanico, os participantes vão ter direito ao almoço.

“Durante a tarde, vai ser confeccionada no pote de ferro, a receita de cogumelos à pastor. Pretende-se que seja um momento de convívio e desgustação dos cogumelos silvestres colhidos durante o passeio”, adiantou a organização.

Para o final da jornada micológica, a organização programou um magusto de castanhas assadas, com licor do demónio e a animação dos gaiteiros de Serapicos.

A participação no I Passeio Ibérico Micológico é gratuita para as populações de São Joanico e de Serapicos. Para outros participantes, a participação na jornada micológica tem um custo de 15€ (com direito a brinde, mata-bicho, almoço, guisado de cogumelos à pastor e magusto). Para efetuar a inscrição deve contatar: Elisabete Antão (966 464 569) ou Carlos Ventura (935 461 367).

Aos participantes no passeio micológico, a organização recomenda o uso de calçado e roupa apropriada, assim com uma cesta e um pequena faca para a apanha dos cogumelos silvestres.

O I Passeio Ibérico Micológico é uma iniciativa do biólogo Carlos Ventura, que conta com o apoio das freguesias de São Joanico e Serapicos.

HA

Deixe um comentário