Póvoa: Milhares de portugueses e espanhóis celebraram a Natividade de Nossa Senhora

No dia 8 de setembro, o santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, acolheu milhares de pessoas, para participar na missa campal e na procissão, alusivas à festa da Natividade de Nossa Senhora, que continua a ser Mãe e modelo de fé para a população do planalto mirandês e da vizinha Espanha.

No santuário do Naso, a celebração religiosa iniciou-se com a procissão dos andores de Nossa Senhora do Naso e da Imaculada Conceição, acompanhada musicalmente pela banda da Associação Filarmónica Mirandesa.

Seguiu-se depois a missa campal, presidida pelo pároco Manuel Marques, acompanhado pelos padres Javier Fresno Campo (diocese de Zamora/ Espanha) e Rufino Xavier (pároco de Vimioso).

Segundo a Igreja Católica, a Virgem Maria ocupa um lugar central nas festas e romarias.

Ao longo do ano, são muitas as festas dedicadas a Nossa Senhora: Santa Maria, Mãe de Deus (1 janeiro), Nossa Senhora da Purificação ou das Candeias (2 de fevereiro), Nossa Senhora da Anunciação (25 de março), Nossa Senhora de Fátima (13 de maio), Nossa Senhora da Visitação (31 de maio).

A 12 de junho celebra-se a festa do Imaculado Coração de Maria; Nossa Senhora do Carmo (16 de julho); a 15 de agosto, a igreja celebra a festa de Nossa Senhora da Assunção; Nossa Senhora Rainha (22 de agosto); a 8 de setembro, celebra-se a Natividade de Nossa Senhora; Nossa Senhora das Dores (15 de setembro); Nossa Senhora do Rosário (7 de outubro) Apresentação de Nossa Senhora (21 de novembro) e Imaculada Conceição (8 dezembro).

A Natividade de Nossa Senhora (8 de setembro) é uma das festas marianas mais antigas, tendo começado a ser celebrada em Roma, no século VIII, durante o pontificado do Papa Sérgio I. Trata-se da terceira festa da “natividade” presente no calendário romano: natividade de Jesus, o Filho de Deus (Natal); natividade de São João Batista (24 de junho) e natividade de Nossa Senhora (8 de setembro).

Nos Evangelhos não há referência à Natividade de Nossa Senhora, dado que o acontecimento fundamental na vida de Maria foi a Anunciação. Maria, a Mãe de Deus, é modelo de discípula e exemplo de vida cristã: pela fé, pelo seguimento do seu Filho, Jesus e pela caridade para com os outros.

HA

Deixe um comentário