Palaçoulo: Pauliteiros honram a padroeira Santa Bárbara

No Domingo, dia 12 de setembro, celebrou-se em Palaçoulo a festa em honra de Santa Bárbara, padroeira dos Pauliteiros, que agraciaram a festividade com a participação na procissão e as danças ao longo do dia.

Os pauliteiros de Palaçoulo transportam o andor de Santa Bárbara. (HA)

De acordo com Alfredo Delgado, presidente da Caramonico – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Palaçoulo, a festa de Santa Bárbara é muito importante para os pauliteiros de Palaçoulo, dado que esta Santa, que viveu no final do século III D.C., é a padroeira dos pauliteiros. “Acompanha-nos sempre nas nossas (an)danças”, disse. Os pauliteiros solicitam mesmo a intercessão de Santa Bárbara para que não se magoem nas suas atuações.

Neste dia de festa, a tradição ordena que após a Eucaristia, sejam os pauliteiros a transportar o andor de Santa Bárbara.

Se não fosse a pandemia, neste dia festivo, realizar-se-ia o Festival de folclore de Palaçoulo, com a vinda de grupos de todo o país. No entanto, dadas as restrições, e para continuar a cultivar esse sentido de confraternização e convívio, aos pauliteiros de Palaçoulo juntaram-se os pauliteiros vizinhos, da aldeia de Prado Gatão.

Neste ano, outra tradição que também não foi possível cumprir na íntegra, foi o peditório pelas ruas de Palaçoulo. Neste dia, é usual fazer-se o peditório para a festa de Santa Bárbara, no qual os pauliteiros percorrem a aldeia de Palaçoulo, dançando de porta em porta. Segundo a tradição, os pauliteiros perguntam aos conterrâneos qual é o “lhaço” ou a dança que querem. E os “lhaços” que exigem maior esforço aos pauliteiros, com é, por exemplo, a dança do “Assalto ao castelo”, são os que geram maior esmola.

Este ano, os pauliteiros dançaram apenas ao longo das ruas, para evitar a proximidade física entre as pessoas. De acordo com Alfredo Delgado, no próximo ano, se Deus quiser, vão retomar a tradição de dançar em frente a todas as portas e consoante o “lhaço” pedido, de maior ou menor esforço, vão receber a respetiva esmola para a festa de Santa Bárbara.

Na festa deste ano, houve a novidade da atuação dos pauliteiricos, os mais jovens aprendizes desta dança ancestral. De acordo com Alfredo Delgado, estes jovens rapazes estiveram a aprender ao longo de todo o ano, para atuarem na festa de Santa Bárbara. “Já temos um grupo formado para o futuro e que vai assegurar a preservação da tradição dos pauliteiros em Palaçoulo”, disse o presidente da associação Caramonico.

Nesta aprendizagem, os mais novos valorizam muito o exemplo dos pauliteiros mais velhos e também o incentivo da família, mais concretamente, dos pais e dos avós, que lhes transmitem o gosto e o entusiasmo pela dança dos palitos. “É ao ver os outros dançar que os mais pequenos também querem aprender! E é com muito gosto que nós lhes ensinamos a dançar”, concluiu.

HA

Deixe um comentário