Palaçoulo: Festa em honra de Nossa Senhora do Rosário

A aldeia de Palaçoulo assinalou, a 2 de setembro, a festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, com a celebração da Eucaristia e a procissão pelas ruas da aldeia.

A eucaristia dedicada a Nossa Senhora do Rosário foi celebrada na Igreja matriz de Palaçoulo e o padre António Pires disse que Maria é o exemplo de santidade a seguir: “Maria não se escondeu de Deus e não escondeu Deus”, disse o pároco.

Por isso, o sacerdote exortou a assembleia a seguir o exemplo de Maria, a confiar em Deus, a deixar-se conduzir por Ele e a testemunhá-Lo na vida concreta do dia-a-dia.

A celebração eucarística em honra de Nossa Senhora do Rosário foi cantada e a posterior procissão também teve o acompanhamento musical de um trio de gaiteiros locais.

Após a celebração religiosa, as gentes de Palaçoulo reuniram-se no largo de Palaçoulo para a tradicional tarde de convívio e confraternização.

No passado dia 31 de agosto, já se havia realizado a feira anual, que por iniciativa da Junta de freguesia de Palaçoulo, mudou do dia 27 para 31 de agosto, com o objetivo de aproximar as datas, da feira e da festa em honra de Nossa Senhora do Rosário. Contudo, esta mudança na data da feira anual está a gerar algum desconforto nas pessoas, pois estavam habituadas à sua realização no dia 27 de cada mês.

De acordo com o presidente da freguesia de Palaçoulo, Manuel Gonçalves, o propósito da mudança foi proporcionar à população um período festivo de 3 dias consecutivos. No entanto, com o surgimento da pandemia, não foi possível concretizar este propósito, dado que os programas festivos foram interditados, com exceção das celebrações religiosas.

Para se adaptarem à mudança do dia da feira para 31 de agosto, há pessoas que pedem uma maior divulgação da nova data, até para que as pessoas das aldeias vizinhas possam estar informadas e venham a Palaçoulo participar na tradicional feira anual.

A próxima festa em Palaçoulo é a celebração dedicada a Santa Bárbara, que vai realizar-se no dia 12 de agosto, sendo que a Eucaristia está agendada para as 14h30, na Igreja matriz.

Deixe um comentário