Palaçoulo: Comemorações dos 850 anos do Reguengo (1172-2022)

Decorreu no passado sábado, dia 16 de julho, em Palaçoulo, a cerimónia comemorativa dos 850 anos da atribuição do “Regalengo” (1172 – 2022), concedido por D. Afonso Henriques e D. Sancho I ao cavaleiro D. Pedro Mendes.

De acordo com o comunicado, a cerimónia iniciou-se com a abertura do presidente da Junta de Freguesia de Palaçoulo, Gualdino Raimundo e do vice-presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, o professor Nuno Rodrigues.

De seguida realizou-se uma conferência na qual participaram os historiadores António Mourinho, Cisnando Ferreira e o geógrafo Carlos Ferreira.

Ao longo destas exposições foi contextualizado historicamente o chamado “Regalengo de Palaçoulo”, sendo apresentados os seus limites territoriais e evocados os momentos fundamentais da história da localidade.

Finalizadas as explicações, procedeu-se ao descerramento da placa comemorativa, na praça de Palaçoulo, onde consta uma versão da carta de doação do dito Regalengo.

Outro momento de relevo nas comemorações dos 850 anos do Regalengo de Palaçoulo, foi a edição em livro, do estudo “L REGALENGO DE PALAÇUOLO NE L SECLO XII (Studo de toponímia mediabal i de stória de la lhéngua mirandesa), da autoria de Amadeu Ferreira.

“O livro faz uma investigação da toponímia do “Regalengo do século XII”, tendo sido oferecido a toda a população de Palaçoulo.

A cerimónia dos 850 anos de Palaçoulo culminou com um Porto de Honra e a atuação dos Gaiteiros locais.

HA

Deixe um comentário