Mora: Luta de touros presta homenagem aos criadores e aos emigrantes

No próximo sábado, dia 20 de agosto, vai realizar-se pela primeira vez, em Mora, no concelho de Vimioso, a luta de touros mirandeses, uma tradição ancestral que visa homenagear os criadores de bovinos de raça mirandesa e também os emigrantes.

De acordo com a presidente da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, Cristina Miguel, as lutas de touros mirandeses atraem habitualmente o interesse de milhares de pessoas, criadores e visitantes.

Segundo a organização, o evento, em Mora, vai começar às 13h00 de sábado, com um almoço convívio dedicado aos emigrantes, que nesta altura do ano estão de visita à sua aldeia natal.

“Durante o ano, a aldeia de Mora, tem cerca de 20 pessoas residentes. E no verão, com a chegada dos emigrantes, a população local chega às 150 pessoas”, indicou a presidente da União de Freguesias.

A luta de touros mirandeses vai iniciar-se às 17h00, numa competição em que vão participar 10 animais.

Os imponentes touros mirandeses chegam a pesar 1200 quilos e observá-los a medir forças é um espetáculo que, habitualmente, desperta a curiosidade e o interesse de muito público.

Segundo Cristina Miguel, as lutas ou “chegas de bois” são uma componente das festas de verão e continuam bem vivas no planalto mirandês.

HA

Deixe um comentário