Mogadouro: Feira dos Gorazes regressa de 13 a 16 de outubro

A tradicional Feira dos Gorazes está de regresso a Mogadouro, entre 13 e 16 de outubro, após dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19, anunciou a Associação Comercial e Industrial local.

Com um investimento que ronda os 125 mil euros e mais de uma centena de expositores, a Feira dos Gorazes é classificada pelas entidades organizadoras – a Associação Comercial e Industrial de Mogadouro (ACISM) e a câmara municipal – como “um dos maiores certames do seu género na região Norte”.

“A feira esgotou os seus espaços, tanto no interior da nave de exposições, como nas áreas exteriores onde estão representados vários setores de atividades, desde a agricultura, à indústria, passando pelo comércio e produtos endógenos” explicou o presidente da ACISM, João Neves.

De acordo com o responsável, há um conjunto de atividades paralelas, como uma montaria ao javali, já esgotada no que respeita a participantes, um raid todo terreno, torneio de tiro aos pratos, exposição de raças autóctones, música tradicional e grupos de baile. No campo da música, o cabeça de cartaz será o artista português Fernando Daniel que sobe ao palco na noite de 15 de outubro, feriado municipal.

“A Feira dos Gorazes tem uma matriz essencialmente agrícola, que é complementada com um conjunto de atividades paralelas, sejam ela lúdicas e musicais, onde estão envolvidas diversas parcerias com entidades locais”, vincou o responsável.

Este ano, a feira terá entradas pagas, sendo que os bilhetes diários terão o preço de dois euros e o bilhete geral será de três euros, situação que levantou alguma contestação.

Outras das novidades para a edição deste ano da Feira dos Gorazes é que se vai realizar num recinto amplo que foi requalificado com uma área de 2.000 metros quadrados, onde a autarquia de Mogadouro investiu cerca de 1,2 milhões de euros através de uma candidatura a fundos do PROVERE (Programas de valorização económica de recursos endógenos).

Ao longo de dezenas de anos, muito se tem discutido sobre o nome desta Feira e sua origem. No entanto, segundo o historiador António Rodrigues Mourinho, terá origem medieval e não se trata apenas de uma tradicional feira de fim de colheitas. É um local de diversão e importante centro para o comércio do artesanato e de outros produtos tradicionais.

A Feira dos Gorazes tem associada uma componente gastronómica, com posta de vitela assada na brasa e a marrã (carne de porco assada na brasa) servidas nos restaurantes do concelho.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário