Miranda do Douro: Trail das Arribas Mirandesas vai promover o desporto e a beleza da região

Está tudo pronto para a realização da 1ª edição da prova desportiva “Trail das Arribas Mirandesas”, uma corrida e caminhada que vai decorrer ao longo do rio Douro, no dia 27 de março e que vai trazer a Miranda do Douro, 400 atletas e caminhantes.

A Associação Mirandanças é a promotora da 1ª edição do “Trail das Arribas Mirandesas” e decidiu apostar no trail running (corrida na natureza), dado o crescente interesse das pessoas pela modalidade. De acordo com a organização, há dois meses que estão a preparar a prova com a limpeza de caminhos e a escolha dos percursos mais bonitos ao longo do rio Douro.

Nesta primeira edição da prova inscreveram-se 400 participantes, entre atletas e caminhantes. E o “Trail das Arribas Mirandesas” vai ter três modalidades: o trail (21km), no qual vão competir 50 atletas. O mini-trail (14 km) vai ser disputado por 180 corredores. E na caminhada, de 11 km, inscreveram-se 170 pessoas.

O diretor da prova é o experiente atleta federado, Alírio Sebastião, natural de Paradela. Segundo este responsável vão participar na prova atletas oriundos de várias regiões do país e também estrangeiros. «Vêm corredores de Águeda, de Pombal, da Madeira, estão inscritos três atletas ingleses e 60% dos atletas inscritos são espanhóis, incluindo os 12 melhores corredores de Castela e Leão”», adiantou.

O espanhol Aitor Miego, natural de Alcañices, é um dos atletas espanhóis inscritos na competição. Para além da participação na prova, também ajudou na logística e sinalização do percurso. Quando questionado sobre o que o motiva a colaborar e participar, respondeu que há uma grande amizade há entre os atletas portugueses e espanhóis.

“Damo-nos muito bem! E estamos aqui para nos apoiarmos mutuamente. De certeza que vão participar muitos espanhóis, dado que gostamos muito de vir a Portugal”, disse.

E já está tudo pronto para a competição. No Domingo, o encontro dos participantes é no Largo do Castelo, em Miranda do Douro.

A todos vai ser oferecida uma mochila, uma t-shirt de corrida, um pequeno reforço alimentar e o bilhete para a refeição, no final da prova.

A partida para o trail está marcada para as 8h30. Quinze minutos depois, às 8h45, será a partida do mini-trail e da caminhada.

Dado que na madrugada de Domingo, dia 27 de março, muda a hora (à 1h00 adianta para as 2h00), a organização pede aos participantes que tenham atenção a mudança de horário.

Ao longo do percurso, vão estar 30 voluntários e 30 bombeiros, com 12 veículos, para prestar assistência aos corredores e caminhantes.

A organização estima que os corredores e caminhantes comecem a finalizar a prova a partir do meio-dia (12h00). Depois de concluída o percurso, todos os participantes vão ser encaminhados para o pavilhão multiusos, onde podem tomar banho e almoçar.

De acordo com Isabel Raposo, presidente da Mirandanças, o almoço é uma merenda desportiva: uma sopa transmontana (com grão de bico, repolho e massa cotovelo), uma bifana no pão e uma peça de fruta.

Para almoçar, foram também estabelecidos protocolos com os restaurantes locais, que vão disponibilizar o “menu do corredor” e oferecer descontos para quem apresente o comprovativo da sua inscrição, no Trail das Arribas Mirandesas.

Após o almoço (14h30) vai realizar-se a entrega de prémios no pavilhão multiusos. Esta cerimónia que vai ser animada musicalmente com os gaiteiros e a atuação de três grupos de Pauliteiros: as Pauliteiras do grupo Mirandanças, um grupo de Pauliteiricos e os Pauliteiros de Malhadas.

Segundo a organização, os prémios do “Trail das Arribas Mirandesas” não são monetários. A organização, com o apoio dos comerciantes locais, optou por presentear os participantes com prémios simbólicos, como as capas d’honra mirandesa (em miniatura), os paus de pauliteiros e vouchers, tais como estadias nos hotéis de Miranda do Douro, almoços e jantares nos restaurantes e viagens no cruzeiro ambiental do rio Douro.

“Com estes prémios pretende-se que os participantes no trail conheçam melhor a cidade, disfrutem das suas mais-valias e decidam visitar-nos num futuro próximo”, explicou Alírio Sebastião.

E para que o Trail seja memorável para todos os participantes, vão sortear produtos doados pelos comerciantes e empresários do concelho de Miranda do Douro. “Vamos oferecer chouriças da Mirandesa, queijo do Urrós, etc. A ideia é que os participantes digam: «Fui caminhar a Miranda do Douro e recebi uma chouriça de Águas Vivas. Provei e é bom. Tenho que lá voltar para comprar mais!»”, explicou.

Olga Andrade, da associação Mirandanças, foi a responsável pela divulgação do evento nas redes sociais, pelo contato com as empresas, a autarquia, as freguesias e a angariação de patrocínios.

“O grande objetivo do Trail das Arribas Mirandesas é promover Miranda do Douro, o seu concelho e dinamizar a economia local. Estamos agradecidos às empresas Inertil e à Vivadouro, que patrocinaram as t-shirts. Aos restaurantes e ao alojamento local que ofereceram os prémios e os vouchers, tais como as dormidas e as refeições ”, agradeceu.

O presidente da freguesia de Miranda do Douro, Francisco Parreira, elogiou todo o trabalho desenvolvido pela associação Mirandanças, na organização da 1ª edição do Trail das Arribas Mirandesas.

“A organização está de parabéns pelo trabalho realizado. Vi-os sempre muito motivados e conseguiram preparar um evento de grande qualidade. Acredito que vai ser uma prova marcante na região e que vai atrair muita gente à cidade e ao concelho de Miranda do Douro”, disse.

A par do “Trail das Arribas Mirandesas”, no Domingo, dia 27 de março, vai realizar-se também a cerimónia dedicada à Exaltação da Capa d’Honras Mirandesa. Esta coincidência de eventos é vista como uma oportunidade para que as pessoas conheçam uma das tradições culturais da Terra de Miranda.

HA

Deixe um comentário