Miranda do Douro: São João das Arribas promoveu o convívio e o desporto

Na manhã de Domingo, dia 8 de maio, voltou a realizar-se o passeio pedestre entre Miranda do Douro e a capela de São João das Arribas, em Aldeia Nova, uma inciativa do município de Miranda do Douro que juntou 170 caminhantes, numa manhã de convívio, desporto e contato com a natureza.

Início do passeio pedestre de Miranda do Douro até ao Castro de São João das Arribas, em Aldeia Nova.
O início da caminhada estava agendado para as 8h00 da manhã de Domingo, junto ao posto de turismo, em Miranda do Douro.
Enquanto os participantes iam chegando, os gaiteiros da Lérias começaram a animar musicalmente o evento.
Pouco depois, iniciou-se a caminhada de oito quilómetros, num belo dia de primavera, com passagens pelo castro de Vale d’Águia e um reforço alimentar na aldeia.
Após a pausa, os peregrinos continuaram a caminhada com passagem em Aldeia Nova e a chegada final ao Castro de São João das Arribas.

Os turistas Carlos e Ana Carolina, naturais de Segóvia (Espanha) e de visita a Miranda do Douro no decorrer do fim-de-semana, também participaram no passeio pedestre “São João das Arribas”, movidos pela curiosidade e pela vontade em conhecer a cultura local.

“Fomos informados pelo posto de turismo em Miranda do Douro, deste passeio. Para nós, é sempre interessante conhecer as tradições locais e desfrutar da natureza. O passeio esteve muito bem organizado. E a animação musical dos gaiteiros no decorrer do percurso foi uma mais valia”, disseram.

Luís Figueiredo, natural de Peso da Régua e residente em Miranda do Douro, destacou que o passeio pedestre até São João das Arribas tem paisagens lindíssimas e termina com a vista deslumbrante sobre o rio Douro. Outra das razões que o motivam a participar regularmente nestas caminhadas é a convivência harmoniosa entre os participantes.

Outra das caminhantes, a senhora Ana Maria, disse que a caminhada até São João das Arribas é uma oportunidade de ter um dia diferente e caminhar em grupo.

“Já participei em vários passeios até São João das Arribas. Após dois anos parados, por causa da pandemia, decidi regressar e é sempre bom”, disse.

Otomaro e Gisela são um casal de turistas alemães., que também tiveram conhecimento do passeio pedestre através do posto de turismo.

“Nesta nossa primeira estadia em Miranda do Douro, decidimos aproveitar para participar nesta caminhada. E estamos deliciados, pois a paisagem é muito bonita e o passeio está muito bem organizado”, salientaram.

Francisco Parreira, presidente da Freguesia de Miranda do Douro, também foi um dos participantes. Reconhecendo o elevado potencial turístico da natureza da freguesia, o autarca adiantou que está determinado em cuidar e melhorar o percurso pedestre até São João das Arribas.

“Estamos a preparar dois projetos para possibilitar que um maior número de pessoas acedam facilmente ao miradouro de São João das Arribas. E aqui chegados possam desfrutar deste espaço natural”, adiantou.

No mesmo sentido, o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, acompanhado da mulher e dos três filhos, salientou que o turismo de natureza é outra das mais-valias do concelho de Miranda do Douro.

“Houve cerca de 200 pessoas que se inscreveram neste passeio pedestre, mas estou convicto de que, muito mais pessoas, residentes e turistas, ficariam felizes ao participar em caminhadas como esta, nas quais para além da atividade física, há a oportunidade de conviver e de usufruir da beleza natural do nosso território”, destacou.

No final do passeio pedestre, os caminhantes tiveram a oportunidade de almoçar e conviver no espaço natural envolvente, tendo o almoço sido oferecido pelo município de Miranda do Douro.
Neste Domingo, dia 8 de maio celebrou-se também a festa religiosa em honra de São João das Arribas. Por esta razão, aos caminhantes que participaram na Missa e na procissão, o município assegurou o transporte de regresso a Miranda do Douro.
Após a Missa, realizou-se a procissão de regresso com a imagem de São João das Arribas, até Aldeia Nova.

HA

Deixe um comentário