Miranda do Douro: Pedro Mestre (en)cantou no aniversário da cidade

No âmbito das comemorações dos 477 anos de elevação de Miranda do Douro a cidade (10 de julho de 1545), realizou-se no serão do dia 5 de julho, na Igreja da Misericórdia, em Miranda do Douro, o concerto do conceituado intérprete de música tradicional Pedro Mestre.

Pedro Mestre tem dedicado a sua vida à música tradicional alentejana e contribuiu para o reconhecimento do canto como património mundial da Unesco.

O músico é natural da Aldeia da Sete (Castro Verde) e tem dedicado a sua vida à música tradicional alentejana, a qual ajudou a ser reconhecida como património mundial da Unesco.

Na música tradicional alentejana, Pedro Mestre tem desenvolvido vários projetos enquanto cantor e tocador/ construtor de viola Campaniça.Um desses projetos é ensinar a música tradicional do Alentejo às crianças no 1º ciclo, nas escolas de Castro Verde, no distrito de Beja.

Em 2015 apresentou o seu primeiro trabalho discográfico a solo “Campaniça do Despique”, distinguido em 2016 com o Prémio Carlos Paredes.

No concerto realizado na Igreja da Misericórdia, em Miranda do Douro, Pedro Mestre, acompanhado dos músicos, Pedro Calado e Miguel Carreiro, cantou músicas do seu repertório, tais como “Campaniça”, “Silva Verde”, “Fui ao jardim passear”, entre outras músicas.

No concerto de aproximadamente uma hora, o músico deu a conhecer aos mirandeses e mirandesas algumas cantigas de amor da sua autoria e outras provenientes do cancioneiro tradicional alentejano.

Sobre o concerto de Pedro Mestre, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, começou por referir-se à mudança do local da atuação do antigo paço episcopal para a Igreja da Misericórdia.

“Por causa da chuva tivémos que alterar o local do concerto. E aqui na igreja da Misericórdia, o canto e a música de Pedro Mestre tornou-se ainda mais intimista e embelezou este serão das comemorações do aniversário da cidade” – Helena Barril.

No decorrer do concerto, Pedro Mestre conseguiu estabelecer uma grande empatia e proximidade com o público mirandês.

A par da música, dedica-se à recolha etnográfica, possuindo já um considerável acervo audiovisual. Entre as várias atividades desenvolvidas, está a sua paixão pela recolha e coleção de instrumentos musicais tradicionais.

Nesta sua atuação em Miranda do Douro, Pedro Mestre revelou que tem colaborado com o músico Paulo Meirinhos, dado o mútuo interesse pela preservação e divulgação da música tradicional, quer no Alentejo, quer na Terra de Miranda.

O concerto de Pedro Mestre inseriu-se nas comemorações dos 477 anos de elevação de Miranda do Douro a cidade (10 de julho de 1545).

HA

Deixe um comentário