Miranda do Douro: Nossa Senhora da Luz volta a juntar portugueses e espanhóis

A festa em honra de Nossa Senhora da Luz volta a realizar-se no próximo fim-de-semana, de 23 e 24 de abril, em Constantim, onde para além das celebrações religiosas se realiza também a feira internacional, que junta habitualmente portugueses e espanhóis.

O Santuário de Nossa Senhora da Luz situa-se a 895 metros de altitude, em pleno planalto mirandês.

A capela de Nossa Senhora da Luz foi construída a escassos dez metros da fronteira com a vizinha Espanha. Esta proximidade geográfica é um dos factores que faz com que esta festa dedicada a Nossa Senhora continue a ser um verdadeiro local de encontro das populações portuguesa e espanhola.

Diz a tradição, que a festa em honra de Nossa Senhora da Luz realiza-se sempre no último Domingo de abril. Sendo assim, este ano, a romaria vai ser celebrada nos dias 23 e 24 deste mês.

Tradicionalmente, a festa é organizada por três casais da aldeia de Constantim, os chamados mordomos. Este ano, cabe aos casais: Célio e Maria Rosa, José Fernandes e Georgina e Humberto e Elisa Vara, a responsabilidade da limpeza do recinto do Santuário de Nossa Senhora da Luz, a manutenção e restauro da Capela, a preparação do espaço para a venda das lembranças do Santuário e a montagem do palco para a realização da Missa Campal.

A festa vai começar no próximo sábado, dia 23 de abril, às 16h00, com a procissão da imagem de Nossa Senhora, da aldeia de Constantim até ao Santuário de Nossa Senhora da Luz.

Segundo os mordomos, esta procissão atrai a vinda de muitas pessoas, das aldeias circundantes de Portugal e também da vizinha Espanha.

Da aldeia espanhola de Moveros, por exemplo, no sábado à tarde está agendada uma peregrinação até à aldeia de Constantim. Aí chegados, os peregrinos espanhóis vão juntar-se à população local e acompanhar a procissão de Nossa Senhora até ao Santuário da Luz.

“Participar na procissão e acompanhar Nossa Senhora até ao Santuário da Luz é o ponto alto da festa. Muitas pessoas vêm a pé todos aos anos agradecer a Nossa Senhora as promessas realizadas e os benefícios recebidos”, realçaram os mordomos.

No Domingo, às 14h00, vai celebrar-se a Missa campal, seguida de uma procissão à volta da capela, com a animação musical da mini-banda filarmónica, Mie Miranda.

Nesta celebração vão estar presentes três imagens de Nossa Senhora: a Nossa Senhora da Luz, a Nossa Senhora do Naso e também a imagem da Virgem de la Soledad, que vem da aldeia de Trabazos, em Espanha.

Segundo o senhor Bernardo Martin, natural de Moveros, os espanhóis sempre tiveram uma grande devoção a Nossa Senhora da Luz.

“Muitos espanhóis chegavam a percorrer a pé, de burro e a cavalo, distâncias de 30 a 40 quilómetros para participar na festa. Uma festa que diz antes era mais animada, pois havia música ao longo de todo o dia”, disse.

De acordo com o jovem casal, Célio e Maria Rosa Pires, a festa em honra de Nossa Senhora da Luz é única pelo seu caráter internacional, pois junta portugueses e espanhóis. E também pela beleza do espaço do santuário, onde os visitantes e peregrinos têm por tradição merendar nos dias da festa.

“É tradição trazer a merenda como o frango guisado, os fritos e o presunto cozido”, disse Maria Rosa Pires.

A festa religiosa em honra de Nossa Senhora da Luz conclui-se ao final da tarde de Domingo, com a procissão de regresso da imagem de Nossa Senhora, à igreja matriz de Constantim.

Antigamente os peregrinos que chegavam ao Santuário de Nossa Senhora da Luz tinham por tradição oferecer os produtos da terra, como o trigo e as batatas e um ramo enfeitado com doces a Nossa Senhora da Luz. Este ramo era depois leiloado no final da festa, aquando do regresso da imagem de Nossa Senhora da Luz à igreja matriz de Constantim.

Culturalmente, a romaria em honra de Nossa Senhora da Luz era também um momento de encontro entre os tocadores de flauta e os gaiteiros lusos e castelhanos.

A feira internacional

Na madrugada de Domingo, dia 24 de abril, uma salva de morteiros vai assinalar a abertura da feira franca internacional, instalada nas imediações do Santuário de Nossa Senhora da Luz.

Usualmente, esta feira conta com a participação de inúmeros feirantes portugueses e espanhóis e é um certame que atrai uma grande afluência de pessoas.

A romaria foi considerada uma das mais importantes do nordeste transmontano.

Antigamente, nesta feira, os portugueses compravam aos espanhóis os cântaros para guardar a água fresca no verão, as tortilhas e o escabeche (peixe enlatado). Por sua vez, os espanhóis apreciavam sobretudo a carne de vitela e o café de qualidade que havia em Portugal.

O ambiente desta romaria era verdadeiramente cosmopolita porque aí se ouvia falar o português, o espanhol e o mirandês.

A Romaria Internacional em Honra de Nossa Senhora da Luz é organizada pela comissão de festas (os mordomos) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Douro e da Junta de Freguesia de Constantim.

HA

Deixe um comentário