Miranda do Douro: “Músicas da Raya” levaram alegria a São Martinho

No âmbito dos Concertos da Primavera, a Igreja paroquial de São Martinho acolheu no serão do dia 23 de abril, o concerto “Músicas da Raya”, protagonizado por Paulo Meirinhos e Luís Antonio Pedraza, que proporcionou à população local um belo serão musical.

No passado sábado, a população de São Martinho saiu de casa e encheu a igreja paroquial, para assistir ao concerto musical promovido pelo município de Miranda do Douro.

O projeto “Músicas da Raya” iniciou-se em 2016, quando os músicos Paulo Meirinhos e Luís Antonio Pedraza realizaram um concerto conjunto, em Trabazos (Alcañices). Ao que parece, a experiência correu tão bem, que os músicos português e espanhol decidiram continuar a trabalhar juntos.

“Este nosso projeto transfronteiriço pela sua originalidade e durabilidade é único em toda a raia, desde a região sul da Andaluzia até à Galiza”, destacou Luis Antonio Pedraza.

Sobre os temas interpretados no concerto “Músicas da Raya”, o músico espanhol explicou que são escolhidas músicas dos dois lados da fronteira.

A respeito do trabalho conjunto com Paulo Meirinhos, disse que o músico português, fruto da sua vasta experiência transmite temperança, racionalidade, equilíbrio e maturidade. Ao passo que ele aporta força, energia e um maior à-vontade no contato com o público.

De acordo com Paulo Meirinhos, muitos dos temas interpretados pelo duo “Músicas da Raya”, são canções que lhes foram transmitidas oralmente pelas pessoas mais velhas. Sobre o risco dessa memória oral cair no esquecimento, o músico português revelou que continua a trabalhar para que esse legado não desapareça.

“Hoje vamos apresentar uma música que aprendemos há bem pouco tempo com o senhor Patrício, natural de São Martinho, e que fala da importância da fronteira”- Paulo Meirinhos.

Uma das pessoas presentes no concerto foi o presidente da freguesia de São Martinho, Lisis Gonçalves. O jovem autarca referiu que esta é mais uma atividade que visa proporcionar o bem-estar da população da aldeia, maioritariamente idosa.

“Ao longo do dia, por iniciativa da freguesia e do CLDS Miranda CumBida, realizámos uma atividade comunitária com a confeção do folar e da bola doce. O objetivo foi proporcionar um momento de convívio entre as várias gerações. E ainda bem esta atividade que coincidiu com o concerto de Primavera, o que fez deste data um dia memorável” – Lisis Gonçalves.

A senhora Teresa Meirinhos, residente em São Martinho, foi outra das pessoas que assitiu ao concerto “Músicas da Raya” e expressou assim a sua felicidade:

“Gostei muito! E o concerto terminou da melhor maneira com esta canção sobre a raia, que eu já conhecia graças à minha mãe”, disse.

Ilídio Fernandes, também natural de São Martinho, assistiu ao concerto juntamente com o filho e a mãe. Visivelmente emocionado expressou o desejo de ver mais inciativas destas na aldeia e sugeriu também a realização de outros eventos, como provas desportivas para atrair mais pessoas a São Martinho.

Deixe um comentário