Miranda do Douro: Estudantes do distrito mostraram ser bons leitores

O mini-auditório de Miranda do Douro acolheu no dia 22 de abril, os alunos das escolas de Bragança, Mogadouro, Vinhais, Vimioso e Vila Flor, para a realização da fase intermunicipal do 15º Concurso Nacional de Leitura.

Esta iniciativa é da responsabilidade da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto parceira do Plano Nacional de Leitura (PNL) e tem por finalidade incentivar os alunos a adquirem o hábito da leitura enquanto forma de lazer, de conhecimento e desenvolvimento das suas competências linguísticas.

O evento em Miranda do Douro iniciou-se com a atuação de um grupo de gaiteiros e do coro infantil de Miranda do Douro.

O júri do concurso de leitura e argumentação foi constituído por Balbina Mendes, artista plástica. Olga Andrade, representante da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro. E Paulo Preto, professor de música e membro dos Galandum Galundaina.

A sessão contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, que disse aos jovens alunos que a leitura é um importante apoio na sua vida.

«Os livros fazem-nos viajar e conhecer outras culturas sem sair de casa», disse.

O concurso de leitura e argumentação desenrolou-se em várias etapas.

Inicialmente, coube aos alunos dos 1º e 2º ciclos lerem trechos dos livros “Bicicleta à chuva”, de Margarida Fonseca Santos e “Todos os escritores do mundo têm a cabela cheia de piolhos”, de José Luís Peixoto.

Os alunos do 3º ciclo, dedicaram-se à leitura e interpretação da obra de António Mota, “Os sonhadores”.

No secundário (10º, 11º e 12º), o livro escolhido foi “O vício dos livros” de Afonso Cruz.

O grupo de alunos de Vimioso foi acompanhado pelo professor Francisco China, que informou que ao longo do 1º e 2º períodos escolares, os alunos prepararam-se para participar nesta fase do concurso nacional de leitura. Quando questionado sobre como se motivam os alunos à leitura, o docente respondeu que a leitura é um hábito que se adquire e um gosto que se desenvolve.

“Cabe-nos a nós, professores, motivá-los à leitura e dizer-lhes que os livros são fontes de conhecimento para toda a vida”- Professor Francisco China.

Os alunos dos vários níveis de ensino expuseram muitas e originais razões sobre os benefícios da leitura, entre as quais se destacaram:

“Os livros dão-nos a conhecer o mundo e os homens”.

“Quando se lê não se perde tempo”.

“Os livros alimentam o espírito.”

“Ter livros é como ter amigos.”

“Ler é conhecer.”

“Comecei a ler e libertei-me!”

Os jovens alunos informaram ainda que a leitura aumenta a capacidade de concentração, diversifica o vocabulário, o que por sua vez, permite expressar melhor as ideias e os sentimentos. E aperfeiçoa a linguagem escrita.

O concurso-espetáculo encerrou com a atuação do grupo de pauliteiricos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário