Miranda do Douro: Município reforça apoio às escolas

Como é tradição no início de cada ano letivo, os professores que vão lecionar nas escolas do concelho de Miranda do Douro, foram recebidos na tarde do dia 15 de setembro, pela presidente, Helena Barril, e pelo vice-presidente, Nuno Rodrigues, no salão nobre da Câmara Municipal, onde foram apresentadas várias medidas de apoios às escolas.

A presidente do município deu as boas vindas aos docentes, felicitou-os pela “nobre” profissão que exercem no acompanhemento e ensino dos jovens e expressou-lhes votos de um feliz ano letivo.

Por sua vez, o vice-presidente do município, Nuno Rodrigues, responsável pelo pelouro da educação informou que neste novo ano letivo, as escolas do concelho (Miranda do Douro, Sendim e Palaçoulo) contam com um total de 575 alunos, distribuídos pelos vários ciclos de escolaridade: pré-escola, 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e secundário.

Sobre o facto da escola em Palaçoulo lecionar apenas com dois alunos, o autarca justifica a decisão com a previsão de que o número de alunos poderá aumentar já no próximo ano letivo.

Relativamente à cooperação que existe entre o município de Miranda do Douro e o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), o vice-presidente do município começou por inidicar a transferência de competências na área da educação.

De acordo com Nuno Rodrigues, a parceria entre o município e o AEMD inclui ainda o transporte escolar, a manutenção dos edifícios do parque escolar e neste novo ano letivo foram apresentadas outras medidas de colaboração.

“Neste novo ano letivo, o município de Miranda do Douro vai oferecer a todos os alunos do 1º ciclo, o livro de fichas escolares. As crianças do pré-escolar e do 1º ciclo vão ter aulas de inglês, música, atividade física e desportiva. Também vai ser implementado o serviço de refeições e prolongamento de horário nos estabelecimentos de ensino. E no transporte escolar, todos os alunos, da pré até ao 12º ano, têm passe totalmente gratuito”, indicou.

Segundo o autarca, neste novo ano letivo, o município de Miranda do Douro vai também oferecer o acesso à Escola Virtual, podendo assim todos os alunos (da pré até ao 12º ano) e professores do AEMD, aceder com facilidade aos materiais escolares.

No começo deste novo ano letivo 2022/2023, Nuno Rodrigues, que é pai de três filhos e professor de formação, endereçou votos de um bom ano letivo para os alunos, pais e professores.

Por sua vez, o diretor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), António Santos, informou que neste novo ano letivo, a normalidade está de volta às escolas e já não há restrições por causa do covid-19.

HA

Deixe um comentário