Miranda do Douro: Peça de teatro “Lugares Legados” no largo do Castelo

No serão do próximo sábado, dia 17 de setembro, às 21h30, o Largo do Castelo, em Miranda do Douro, vai ser o cenário da peça de teatro “Lugares Legados”, uma iniciativa artística que pretende dar a conhecer as memórias da zona histórica da cidade de Miranda do Douro e das suas gentes.

De acordo com Bruno Lopes, da produtora “A Saga”, o espetáculo em Miranda do Douro vai ser dedicado às memórias da cidade, em particular à zona histórica e ao castelo.

“O espetáculo é inspirado em entrevistas realizadas a várias pessoas naturais de Miranda do Douro, que viveram histórias e experiências na zona histórica da cidade. Para além do património edificado como é o castelo, vamos falar das pessoas e das memórias que não constam nos livros de história e que correm o risco do esquecimento”, adiantou.

O produtor adiantou que no espetáculo vão ser abordados temas como a densidade populacional da cidade, que mudou muito ao longo das últimas décadas e hoje regista um acentuado declínio.

“Ouvimos vários testemunhos de que antigamente havia várias aldeias ou comunidades dentro da cidade de Miranda do Douro”, disse.

O local do espetáculo em Miranda do Douro é o largo do castelo, um monumento histórico, muito visitado por turistas e que antes funcionava também como o local de recreio das crianças, dada a proximidade da escola.

O espetáculo “Lugares Legados” vai ser protagonizado por dois atores e tem uma duração de 45 minutos, ao longo dos quais se incluem vários momentos de interação com o público.

O projeto “Lugares Legados” pretende dar a conhecer 15 monumentos históricos da raia portuguesa, entre os quais o castelo de Miranda do Douro (17 de setembro).

Esta iniciativa é uma criação da Saga Storica CRL e é financiado pelo programa “Garantir Cultura”, contando com o apoio do município de Miranda do Douro.

A produtora A SAGA, tem espetáculos agendados no castelo de Mogadouro (30 de setembro) e na Igreja Matriz de Algosinho (1 de outubro).

Sendo um projeto financiado pelo Fundo de Fomento Cultural, conta com o apoio do Municípios de Celorico da Beira, Chaves, Idanha-a-Nova, Mêda, Miranda do Douro, Mogadouro, Montalegre, Penamacor, Ponte da Barca, Sabugal e Vimioso e das Juntas de Freguesia de Alfaiates, Algoso, Almeida e Vila do Touro.

HA

Deixe um comentário