Miranda do Douro: Mirandeses celebraram a Páscoa com concerto na Concatedral

No Domingo de Páscoa, dia 17 de abril, realizou-se na Concatedral de Miranda do Douro, o concerto “A celebração da Páscoa Mirandesa”, interpretado pelo coro infantil e pelos músicos Paulo Meirinhos e Rui Valdemar, que encerraram o ciclo de concertos da Semana Santa, em Miranda do Douro.

Rui Fernandes, do Coro Infantil da Concatedral, foi um dos intérpretes do concerto “Celebração da Páscoa Mirandesa”.

Para o concerto do Domingo de Páscoa, o músico, Paulo Meirinhos indicou que algumas dos temas interpretados foram canções de Páscoa, escolhidas do Cancioneiro Tradicional Mirandês.

Sobre a participação do coro infantil no concerto, Paulo Meirinhos, também professor, sublinhou que o objetivo é transmitir às crianças e jovens o gosto pela música.

“Procuramos dar-lhes a conhecer a música tradicional mirandesa e regozijamo-nos muito quando sentem orgulho pela sua cultura. Mas também procuramos oferecer-lhes um leque de músicas o mais variado possível e alargar-lhes os horizontes musicalmente, para que sejam criativos e deem modernidade à tradição” – Paulo Meirinhos

Paulo Meirinhos, acrescentou que a disciplina é fundamental na aprendizagem da música.

“Ainda que a música seja uma atividade lúdica, só com disciplina se pode fazer algo com qualidade”, disse.

No concerto de Páscoa, o jovem Rui Fernandes, que integra o coro infantil da Concatedral, interpretou temas como as “Campanitas de Toledo” ou a canção dos “Cardadores”.

Questionado sobre o que o motiva a participar no Coro Infantil, Rui Fernandes, respondeu que a aprendizagem da música é causa de alegria.

Por sua vez, os pais do Rui Fernandes, Manuel e Susana, acrescentaram que os filhos gostam e interessam-se muito pela música e pela cultura mirandesa, razão pela qual se disponibilizam sempre para os acompanhar nestas atividades.

“Eles participam no Coro Infantil, na Banda Filarmónica, no grupo da Mirandanças e ainda no grupo de instrumentos de percursão da Lérias”, indicaram.

Para Manuel e Susana, a música é muito importante na vida dos filhos, pois ajuda-os a serem disciplinados, a saber ocupar melhor o tempo e a desenvolver a sua personalidade.

“A música torna-os mais concentrados, mais participativos e mais sociáveis”, indicaram.

A presidente do Município de Miranda do Douro, Helena Barril, foi uma das pessoas do público, que na tarde do Domingo de Páscoa, acompanhou o concerto “Celebração da Páscoa Mirandesa”, na Concatedral de Miranda do Douro.

“Após uma uma Semana Santa muito intensa, estou de coração cheio! Para além da oferta destes concertos, preparados pela Casa da Música Mirandesa, para a Semana Santa, realizou-se também a Feira da Bola Doce e dos Produtos da Terra, que trouxe a Miranda do Douro muitos visitantes”, disse.

Para o êxito destas iniciativas, Helena Barril, destacou e agradeceu o empenho da autarquia, das várias entidades locais e da população em geral.

“Este concerto “Celebração da Páscoa Mirandesa é o culminar do ciclo de concertos da Semana Santa. O Rui Fernandes encheu a Concatedral com a beleza da sua interpretação. E doravante, a Casa da Música Mirandesa vai continuar a oferecer-nos mais momentos destes.” – Helena Barril

Recorde-se que no decorrer da Semana Santa, de 9 a 17 de abril, o município de Miranda do Douro ofereceu cinco concertos de música sacra e portuguesa, com entradas gratuitas. Quatro dos concertos realizaram-se na cidade de Miranda do Douro – dois na Concatedral e os restantes na Igreja da Misericórdia e na Igreja de Santa Cruz – e o quinto concerto teve lugar na Igreja matriz da vila de Sendim.

HA

Deixe um comentário