Miranda do Douro: Festival com montarias, btt e os concertos de Ana Laíns e Domingues

Em Miranda do Douro, vai realizar-se no fim-de-semana de 16, 17 e 18 de fevereiro, o XXV Festival dos Sabores Mirandeses, um evento anual que pretende distinguir a gastronomia e o artesanato da região e que nesta edição tem como destaques as três montarias ao javali, o passeio BTT e os concertos de Ana Laíns e Domingues.

Dada a importância dos produtos endógenos na dinamização da economia local, o município de Miranda do Douro volta a organizar o Festival de Gastronomia e Artesanato, onde vão participar 70 produtores e artesãos do planalto mirandês.

De acordo com a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, este evento “pretende dar maior visibilidade ao que de melhor se produz no planalto mirandês”, como são os enchidos (caraterísticos desta altura do ano), a doçaria tradicional (como a bola doce mirandesa), o azeite, o vinho, os frutos secos, a carne mirandesa, o cordeiro mirandês e também o artesanato, onde se destaca a manufatura da Capa d’Honras Mirandesa.

No decorrer dos três dias, o espaço do festival que está instalado no jardim do Frades Trinos, em Miranda do Douro, vai ser animado com as atuações dos muitos grupos locais, como são o Grupo de Tocadores da Universidade Sénior, o Grupo Folclórico Mirandês de Duas Igrejas, o Grupo de Pauliteiros e Pauliteiras de Sendim e muitos outros grupos.

A organização programou ainda várias atividades complementares à feira, com destaque para as montarias ao javali, a apresentação de livro «O sonho perdeu o “h”», de Fabíola Mourinho e o 18º Passeio BTT “Pedalando por estes carreirones”.

Sobre o passeio BTT, Armandino Pires, da associação L’Crenque, organizadora da prova, indicou que o objetivo é reunir cerca de uma centena de cicloturistas, portugueses e espanhóis, que vão percorrer um de dois percursos: ou a maratona de 60 quilómetros ou a meia-maratona de 35 quilómetros.

“As inscrições com direito e brinde estão abertas até ao dia 15 de fevereiro e podem fazê-lo através do portal Portimer. Depois desta data o preço da inscrição fica mais caro”, disse.

Quanto aos percursos, o responsável da associação L’Crenque, adiantou que nesta edição foram escolhidos terrenos propícios para a prática do BTT, com subidas e descidas, lama e ribeiros e os cicloturistas vão passar por localidades como Cércio, Vale de Mira, Quinta do Cordeiro e Águas Vivas.

Em Águas Vivas, está previsto um reforço alimentar com produtos típicos como são a chouriça assada, a alheira, o folar e outros produtos mirandeses.

“Após o reforço, em Águas Vivas, há uma separação entre os cicloturistas da maratona e da meia-maratona. Na maratona, os clicloturistas seguem em direção ao mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo. Vão passar em Fonte Ladrão, Granja, as Minas de Santo Adrião, São Pedro da Silva, Vilar Seco, Malhadas e Miranda do Douro”, descreveu.



Com idêntico objetivo de atrair a vinda de público ao Festival de Sabores Mirandeses, o município de Miranda do Douro convidou a fadista Ana Laíns, para cantar na noite de sexta-feira, dia 16 de fevereiro. No sábado, o concerto é do jovem músico Domingues, que é conhecido por temas como “Fica” ou “Romance de cinema”.

Como já é hábito, o XXV Festival de Sabores e Saberes Mirandeses foi publicitado na vizinha Espanha, dado o gosto dos espanhóis pela visitas regulares à cidade de Miranda do Douro.

Após o Festival de Sabores Mirandeses, o município de Miranda do Douro vai começar a preparar outro grande evento, a Feira da Bola Doce, que vai decorrer na Semana Santa, nos dias 28, 29 e 30 de março.

HA

Deixe um comentário