Miranda do Douro: Feira da Bola Doce regressa de 13 e 16 de abril

A Bola Doce Mirandesa é um doce genuíno e um dos ícones gastronómicos de Miranda do Douro, tradicionalmente associado à Páscoa e é também o mote para a realização da Feira que vai decorrer de 13 a 16 de abril, no largo do Castelo, em Miranda do Douro.

Após dois anos de interregno devido às restrições provocadas pela pandemia, o município de Miranda do Douro volta a organizar o certame dedicado à Bola Doce Mirandesa.

“Este doce tradicional é confeccionado com canela e açúcar às camadas, sendo amassada à mão, cozida num forno tradicional”, informa a autarquia.

Para confecionar a Bola Doce Mirandesa, os ingredientes terão de ser bem selecionados e a massa bem esticada para dar origem a um doce húmido, com camadas muito finas separadas por canela e açúcar.

Segundo a tradição mais antiga, esta bola é confecionada com farinha de trigo, ovos, canela, açúcar, fermento padeiro, manteiga, azeite e sal.

A bola doce mirandesa deixou de ser um fenómeno sazonal e assumiu o papel de produto regional que já é vendido durante todo o ano em Lisboa, no Porto e em alguns pontos de França e Espanha.

A Feira da Bola Doce vai decorrer de 13 a 16 de abril, no largo do Castelo, em Miranda do Douro.

Para além deste doce tradicional, no evento terão também destaque o  pão, o fumeiro, os licores e vinhos, o artesanato e vários outros produtos locais.

Segundo o historiador António Rodrigues Mourinho, a bola doce é uma peça de pastelaria com origem, pelo menos, em tempos dos descobrimentos portugueses.

“Há registos pelo menos desde 1510 que indicam [esta como] a data mais provável da introdução da bola doce nas mesas dos habitantes do Planalto Mirandês. A tradição foi herdada dos conventos ou de famílias do clero e de gente rica. O povo foi modificando a maneira regional, dando-lhe uma forma e sabor próprios que a distingue da doçaria de outras regiões”, afiançou o investigador.

Dadas as suas características, foi dado início a um processo de registo da bola doce para que seja considerada um “produto genuíno” da região do Planalto Mirandês.

De acordo com o município de Miranda do Douro, a Feira da Bola Doce Mirandesa tem como principais objetivos contribuir para a divulgação, promoção e venda de produtos regionais e locais e fomentar o convívio e animação no Largo do Castelo de Miranda do Douro.

«Este ano não se realizou a Feira do Sabores Mirandeses, devido às restrições impostas pela covid-19 e que estava prevista para o passado mês de fevereiro, Decidimos, por isso, fazer da Feira da Bola Doce, um certame “dois em um”, para dinamizar a economia local”, explicou a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril.

Segundo a organização, são esperados 45 expositores para um certame que vai decorrer num espaço situado no centro histórico da cidade de Miranda do Douro.

Aí, os visitantes poderão comprar a saborosa Bola Doce Mirandesa, mas também os folares de Páscoa, os enchidos, os produtos da terra e a carne proveniente das raças autóctones.

“O saber ancestral está garantido em todos os produtos característicos desta altura do ano, como é o folar de carne, confecionado com o melhor fumeiro caseiro”, assegura a organização.

No decorrer do evento, a animação musical vai estar a cargo dos Pauliteiros e dos grupos locais de música tradicional Galandum Galundaina e Trasga, entre outros elementos culturais da região.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário