Miranda do Douro: Escuteiros de Miranda celebraram 20 anos

O Agrupamento de Escuteiros de Miranda do Douro celebrou no passado mês de dezembro, o 20º aniversário, tendo sido felicitado pela Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) pelo trabalho desenvolvido na educação não-formal das crianças e jovens mirandeses.

De acordo com a chefe do Agrupamento 1254 de Miranda do Douro, Margarida Maria Nunes Macedo, ao longo destes 20 anos, os escuteiros, dirigentes, colaboradores e amigos realizaram um trabalho “notável” na educação e formação das jovens gerações.

“Foram 20 anos fabulosos, em que destaco o serviço altruísta dos dirigentes e a grande disponibilidade e o entusiasmo das crianças e jovens escuteiros nas muitas atividades e acampamentos realizados”, começou por dizer.

Entre as atividades realizadas ao longo dos 20 anos de existência, a chefe do Agrupamento de Miranda do Douro destacou a assídua participação na vida da paróquia, na animação da liturgia, na organização de procissões e em ações de voluntariado.

Sobre a mais-valia de pertencer ao Corpo Nacional de Escutas (CNE), o casal Carlos Macedo e Margarida Maria Nunes Macedo sublinharam que as crianças e jovens escuteiros adquirem uma maior consciência cívica e valores importantes, como o serviço aos outros.

“A educação escutista privilegia o aprender fazendo. Outros atrativos do movimento escutismo são o contacto com a natureza e o trabalho de equipa, o que promove o companheirismo e o sentido de responsabilidade entre as crianças e os jovens”, destacaram.

Recorde-se que o Agrupamento de Escuteiros, na cidade de Miranda do Douro foi fundado em 2003, por iniciativa de Francisco Alves, então chefe no agrupamento 1221 de Sendim e com o apoio do cónego Manuel Paulo Pires. No início, foram convidados para dirigentes o casal José Carlos Oliveira Macedo e a sua esposa, Margarida Maria Nunes Macedo.

Para além das atividades, acampamentos e acantonamentos na região de Bragança-Miranda, o Agrupamento 1254 de Miranda do Douro colaborou em 2016, na organização da atividade internacional: “Travessia”.

No ano passado, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) celebrou o seu centenário, já que foi fundado no dia 27 de maio de 1923 e é considerada a maior associação de jovens do país, com cerca de 70 mil associados.

Atualmente, o Agrupamento de Escuteiros de Miranda do Douro é constituído por 38 escuteiros e 11 dirigentes.

HA

Deixe um comentário