Miranda do Douro: Benção dos Ramos deu início à Semana Santa

Em Miranda do Douro, as celebrações religiosas da Semana Santa iniciaram-se no Domingo, dia 24 de março, com a benção dos ramos no largo da Misericórdia, seguida da eucaristia dominical, na antiga Sé catedral.

A Benção dos Ramos realizou-se no largo da Igreja da Misericórdia, em Miranda do Douro.

Com a concatedral repleta de pessoas, também por causa da cerimónia de engrandecimento da Capa d’Honras, o pároco de Miranda do Douro, padre Manuel Marques proferiu uma “brevíssima” homília, justificando que o silêncio ajuda a meditar sobre o sofrimento e morte de Jesus.

“Segundo o Evangelho que narra a entrega e morte de Jesus, um soldado romano reconhece que Ele era Filho de Deus. E este facto atesta que Jesus veio para todos e também para os pagãos”, disse.

O sacerdote acrescentou que o Evangelho, a Palavra de Deus, não é para os museus, “é sempre atual e ajuda-nos a interpretar à luz da fé, os acontecimentos da vida”.

“Nós, cristãos, somos chamados a ser fermento no mundo, isto é, a viver como Jesus e a fazer crescer valores como a retidão, a justiça, a bondade e a misericórdia”, explicou.

O pároco de Miranda do Douro exortou os mirandeses a viver intensamente a Semana Santa, “o sacrifício de Jesus para mostrar aos homens o caminho da salvação e da felicidade”.

A Igreja Católica inicia, com o Domingo de Ramos, a Semana Santa, momento central do ano litúrgico, que recorda os dias da prisão, julgamento e execução de Jesus, culminando com a Páscoa, celebração da ressurreição de Cristo.

Em Miranda do Douro, as celebrações religiosas prosseguem na quarta-feira, dia 27 de março, às 21h00, com a missa em honra do Senhor da Misericórdia.

O Tríduo Pascal começa na Quinta-feira Santa, dia 28 de março, com a celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor e o rito do lava-pés, às 21h00, também na concatedral.

Na Sexta-feira Santa, dia 29 de março, às 15h00, no santuário de Nossa Senhora do Naso celebra-se a Adoração da Santa Cruz. À noite, a partir das 21h00, vai realizar-se a encenação da Via Sacra, no castelo de Miranda do Douro.

No Domingo de Páscoa, a Missa da Ressurreição do Senhor está agendada para às 11h00, na concatedral, em Miranda do Douro.

Programa da Semana Santa:

- Domingo, dia 24 de março, às 11h00: Benção dos Ramos, no largo da Misericórdia e Missa de Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, na concatedral de Miranda do Douro;

- Quarta-feira Santa, dia 27 de março, às 21h00: Missa em honra do Senhor da Misericórdia, na concatedral;

- Quinta-feira Santa, dia 28 de março, às 21h00: Missa Vespertina da Ceia do Senhor com o rito do lava-pés, na concatedral;

- Sexta-feira Santa, dia 29 de março, às 15h00: Adoração da Santa Cruz, no santuário de Nossa Senhora do Naso;

- Sexta-feira Santa, às 21h00: Via Sacra, no castelo de Miranda do Douro;

- Domingo de Páscoa, dia 31 de março, às 11h00: Missa da Páscoa da Ressurreição do Senhor, na concatedral.

HA

Deixe um comentário