Caçarelhos: Feira do Pão encheu-se de público

No fim-de-semana de 23 e 24 de março, a Feira do Pão, em Caçarelhos, encheu-se de público, que aproveitou o certame para comprar o tradicional folar e os doces de Páscoa e nesta estadia os visitantes assistiram ao festival da gaita de foles, às danças dos pauliteiros, aos concertos musicais e às populares chegas de touros mirandeses.

No Domingo, dia 24 de março, a afluência de público encheu por completo o recinto da Feira do Pão, em Caçarelhos.

Ao longo das 22 edições já realizadas, a Feira do Pão, em Caçarelhos tem vindo a crescer no número de expositores e na variedade de produtos o que atrai a vinda de muito público ao certame, em particular dos concelhos de Vimioso e de Miranda do Douro.

Nesta 22º edição e dada a proximidade da Páscoa, os produtos mais procurados na feira foram o folar, o fumeiro e os doces tradicionais como a bola doce.

A jovem Daniela Martins, produtora de doçaria na Junqueira, expôs uma grande variedade de produtos como o folar, económicos, súplicas, rosquilhas, dormidos, bola de azeite, mimosas ou o pão.

“Ao longo do fim-de-semana, as vendas correram muito bem. Felicito a organização da feira, pelas excelentes condições que nos proporcionaram para expor e vender os nossos produtos. O certame de Caçarelhos, de ano para ano, atrai cada vez mais público”, disse.

Por sua vez, Júlio Martins, um fabricante de fumeiro de Algoso indicou que o público procurou sobretudo as chouriças e linguiças para a confecção dos folares da Páscoa.

“Para além destes produtos, também vendi alheiras, salpicões e patês”, acrescentou.

Entre os 50 expositores instalados no recinto da feira, havia ainda produtos como os frutos secos, queijo, mel, compotas, licores, vinho, azeite e diversos artigos de artesanato, como os escrinhos, instrumentos musicais, navalhas e bordados.

Ao longo do fim-de-semana, a animação cultural foi uma constante em Caçarelhos. No sábado, dia 23, o destaque foi o V Festival da Gaita de Foles. À noite, o motivo de interesse foi o concerto “Músicas da Raya”, que teve como convidados Sebastião Antunes, Jose Manuel Tejedor e Zezé Fernandes.

No Domingo, dia 24 de março, após a celebração religiosa do Domingo de Ramos e o almoço de vitela no pote, o grande destaque da tarde foram as oito chegas de touros, que encheram de público a cerca instalada junto à nova Casa do Povo, em Caçarelhos.

As chegas de touros de raça mirandesa continuam a ser uma das principais atrações das feiras de produtos regionais.




Tal como o presidente da União de Freguesias de Caçarelhos e Angueira, Licínio Martins, antevia, a excelência dos produtos conjugada com a qualidade do programa cultural, voltou trazer muita gente à Feira do Pão, em Caçarelhos.

No Domingo, a animação cultural do certame contou ainda com as atuações do Rancho Folclórico de Vimioso, dos Pauliteiros de Palaçoulo, das Pauliteiras de Malhadas e o concerto do grupo “Sete saias”.

A Feira do Pão é uma iniciativa anual da União de Freguesias de Caçarelhos e Angueira, que conta com os apoios do município de Vimioso, da marca Vales de Vimioso, do Parque Ibérico de Natureza e Aventura – PINTA, das Termas de Vimioso e da Reserva da Biosfera Meseta Ibérica.

HA

Deixe um comentário