Miranda do Douro: Apresentação da marca “Casa De La Música Mirandesa”

A Casa da Música Mirandesa pretende recuperar o dinamismo de outrora e tornar-se num novo centro cultural, aberto a toda a população e onde os grupos e associações do concelho podem aprender música, ensaiar e participar nos vários eventos culturais agendados.

A apresentação pública da marca “Casa de la Música Mirandesa” realizou-se no dia 7 de Abril, às 18h00, nas instalações da Casa da Música Mirandesa, situada no Largo do Castelo, em Miranda do Douro.

Na cerimónia esteve presente a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, que se mostrou muito esperançada com o reinício das atividades na Casa da Música Mirandesa.

“Esta instituição foi inaugurada a 10 de julho de 2004 e durante algum tempo foi um espaço de atividades e dinâmico. Depois, por causa do desleixe foi perdendo fulgor. Mas a música é um pilar da nossa cultura e merece toda a nossa atenção”, disse.

A presidente do município de Miranda do Douro sublinhou que dada a proximidade à época festiva da Páscoa, a apresentação da marca “Casa de La Música Mirandesa” significa também a “ressurreição” desta instituição.

“O Rui Valdemar e o Paulo Meirinhos, pela sua competência e conhecimento, vão fazer da Casa da Música Mirandesa uma referência a nível regional e nacional” – Helena Barril

O organista da Concatedral de Miranda do Douro, Rui Valdemar, começou por dizer que a Casa da Música Mirandesa vai ser um espaço cultural multifacetado.

“Pretendemos fazer da Casa da Música Mirandesa um centro cultural, aberto a toda a população e onde as várias associações do concelho podem usufruir deste espaço e realizar ensaios. É também uma escola de música e um promotor de eventos culturais” – Rui Valdemar

Entre as atividades culturais que se propõem realizar, Rui Valdemar, adiantou que as aulas de formação musical já estão a decorrer e também já foi divulgado o programa cultural para a Semana Santa, que contempla a realização de cinco concertos.

Para o futuro próximo, a Casa da Música Mirandesa está a preparar uma série de outras atividades. Entre o programa destaca-se: o Minicurso de Gestão Associativa, Projetos Culturais e Candidaturas; as Sextas no Parque; Conversas à volta da Música; Música para Bebés, dirigido aos famílias, nos sábados de manhã; Ensaios deslocalizados; Concertos com Vista; e em setembro de 2022, os responsáveis pela Casa da Música Mirandesa pretendem arrancar com a Academia de Música, considerado o grande projeto da instituição.

O músico Paulo Meirinhos vai ser um colaborador ativo da Casa da Música Mirandesa. Na cerimónia de apresentação do novo projeto para a instituição, Paulo Meirinhos, recordou a origem deste espaço.

“Há 20 anos, esta casa era o local de encontro de muitas pessoas, sobretudo jovens que queriam aprender música. E daqui surgiram vários grupos, com destaque para os pauliteiros”, disse.

Perante esta nova oportunidade de dinamizar a Casa da Música Mirandesa, o vocalista dos Galandum Galundaina, disse que o objetivo é dar vida à instituição e trabalhar com os vários grupos e associações do concelho no desenvolvimento da música tradicional da Terra de Miranda.

“Há 20 anos, esta casa era o local de encontro de muitas pessoas, sobretudo jovens que queriam aprender música. E daqui surgiram vários grupos, com destaque para os pauliteiros” – Paulo Mierinhos.
A Casa da Música Mirandesa situa-se no largo do Castelo, em Miranda do Douro.

Deixe um comentário