Inovação: Vimioso já tem um espaço coworking

A vila de Vimioso está a disponibilizar um espaço coworking, com salas de trabalho e salas de reuniões, com acesso à internet e impressora, de forma gratuita, que podem ser partilhadas pelos cidadãos e empresas que queiram trabalhar no interior do país.

O espaço coworking de Vimioso, está instalado na antiga residência de estudantes e de acordo com o município de Vimioso, este novo espaço de trabalho tem por finalidade “atrair empreendedores nacionais e estrangeiros, que se possam trabalhar desde Vimioso para o mundo inteiro”, informou Paulo Braz, da autarquia vimiosense.

Recorde-se que o coworking é um modelo de trabalho que se baseia na partilha de espaços e recursos e que frequentemente reúne pessoas de diferentes áreas e empresas.

De acordo com consultora, Carla Branco, os espaços de coworking reduzem as desvantagens do teletrabalho, nomeadamente o isolamento, fator frequente de desmotivação. “Estes espaços coworking estimulam a partilha de experiências, ideias e constituem fator de estímulo à economia local”, destacou.

A criação do espaço de coworking, em Vimioso, é uma medida do programa “Teletrabalho no Interior, Vida Local, Trabalho Global”, que visa contribuir para a dinamização dos territórios do Interior, facilitando a fixação e atração de pessoas e empresas. Estes espaços de trabalho conjunto, têm também um objetivo ecológico ao diminuir a necessidade de deslocações e ao promover uma melhor conciliação entre vida profissional e familiar.

A assinatura do acordo de cooperação para instalação deste espaço de teletrabalho, em Vimioso, realizou-se com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Doravante, o distrito de Bragança vai disponibilizar cinco espaços coworking localizados em Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Vila Flor e Vimioso.

HA

Deixe um comentário