Igreja: Portugueses e espanhóis peregrinam juntos

No sábado, dia 13 de novembro, voltou a realizar-se a atividade “Peregrinos por um dia”, uma iniciativa organizada pela delegação de religiosidade popular da diocese de Zamora e as paróquias de Miranda do Douro e de Quintanilha e que junta portugueses e espanhóis em peregrinações mensais, nos dois lados da fronteira.

A primeira peregrinação mensal deste ano realizou-se entre as localidades espanholas de Videmala e Carbajales de Alba, onde se encontra a imagem da Virgen de Árboles.

Na peregrinação do dia 13 de novembro, a manhã de sábado esteve envolta em nevoeiro, mas nada fez demover os muitos peregrinos espanhóis e portugueses de participara na peregrinação.

Celso da La Fuente Ribera, natural de Zamora, tem 81 anos e diz que a sua principal motivação para participar nestas peregrinações é sobretudo o convívio com os amigos. Depois, diz que as caminhadas fazem bem à saúde, sobretudo quando se tem uma idade mais avançada e é necessário um maior cuidado com a alimentação. O peregrino espanhol revelou também que gosta de sair do dia-a-dia na cidade e vir caminhar para o campo.

Sobre a convivência entre os peregrinos espanhóis e portugueses, Celso Ribera, disse apreciar muito este encontro com os vizinhos lusos.

“São encontros que já realizamos há vários anos e gosto muito da convivência com os portugueses. Somos uma grande família!”, disse.

Por sua vez, a portuguesa, Isabel Maria Fernandes, também ela uma assídua participante nestas peregrinações “ibéricas”, disse que gosta muito destas atividades e sobre a convivência com os vizinhos espanhóis aprecia sobretudo a sua alegria. “Eles são muito alegres!”, disse.

A peregrinação de 13 de novembro iniciou-se na Igreja paroquial de Videmala, onde os peregrinos rezaram em conjunto a oração da manhã e pediram a Nossa Senhora a graça de uma boa peregrinação.

Ao longo de percurso de 12 quilómetros da peregrinação entre Videmala e Carbajales, os peregrinos portugueses e espanhóis tiveram a oportunidade de conversar e de se conhecerem enquanto caminhavam.

No percurso visitaram a Igreja do Castelo de Alba e a fortificação não foi possível avistar por causa do nevoeiro. Atravessaram montes e planícies e à medida que se iam aproximando de Carbajales de Alba, os sinos da Igreja de São Pedro davam as boas -vindas aos peregrinos.

Aí chegados, os peregrinos contemplaram a imagem da Virgen de Árboles e celebraram a Eucaristia, presidida pelo padre Javier Fresno Campos, que recordou que uma peregrinação é acima de tudo uma caminhada ao encontro de Deus e dos outros.

Segundo Valentín Coria Mateos, autor do livro “Rotas Ilustradas das Sete Virgens Irmãs”, Nossa Senhora é patrona de Carbajales e da comarca de Alba.

Segundo reza a tradição oral, Nossa Senhora terá aparecido no século X, entre os ramos de um olmo, no lugar das ruínas da fortificação que foi palco de lutas entre mouros e cristãos pela conquista desta região estratégica e fértil.

A festa de Nossa Senhora de Árboles realiza-se a 8 de setembro, com a celebração da Eucaristia e procissão pelas ruas de Carbajales, sendo que a imagem de Nossa Senhora vai vestida com o traje tradiconal carbalajino, assim como a grande maioria da população, em especial, as mulheres. Estes trajes remontam ao século XVI.

Foi graças a esta investigação e à publicação do livro “Rotas Ilustradas das Sete Virgens Irmãs”, dedicado aos santuários marianos que existem nos dois lados da fronteira, que o padre Javier Campos e o padre Manuel Marques, pároco de Miranda do Douro, começaram a organizar estas peregrinações em 2014.

O padre Javier Campos explicou que o que motiva espanhóis e portugueses a participar, é o grande desejo de encontro e de convívio entre as pessoas.

“Nestes encontros há um magnífico ambiente de convivência entre espanhóis e portugueses, o que promove a construção de muito boas amizades”, disse.

Sobre os santuários e outros locais que costumam visitar, o sacerdote espanhol disse que acabam por descobrir lugares impressionantes, que evocam a transcendência e revelam muitas afinidades entre a prática religiosa nas dioceses de Zamora e de Bragança – Miranda.

Segundo o sacerdote espanhol, também a convivência ao longo do dia e o almoço em conjunto remetem para a dimensão religiosa, pois promovem o encontro e reforçam a comunhão entre todos os participantes.

Já o pároco de Miranda do Douro enfatizou que, no decorrer das peregrinações, portugueses e espanhóis convivem realmente uns com os outros e o ambiente é muito fraterno e familiar.

“É uma festa! As peregrinações têm sido momentos de partilha e convívio formidáveis!”, disse.

Outro aspeto que chama muito à atenção do pároco de Miranda do Douro é o interesse e o gosto dos espanhóis em vir conhecer o lado português.

Sobre o facto das peregrinações serem promovidas pela Igreja Católica, ambos os sacerdotes, realçaram que “a Igreja não tem fronteiras”.

O padre Javier Campos recordou, inclusive, que o bispo de Bragança-Miranda, Dom José Cordeiro, já participou em várias destas peregrinações. Quanto ao bispo de Zamora, Dom Fernando Valera Sanchez, o sacerdote informou que o prelado ainda não teve oportunidade de participar, pois foi ordenado recentemente, em dezembro de 2020.

A próxima peregrinação está agendada para o dia 11 de dezembro, entre Videmala e Villacampo, no percurso de 12 km.

Quem pretenda participar nas peregrinações “Peregrinos por um dia” deve contatar a paróquia de Miranda do Douro, na pessoa do padre Manuel Marques, através dos contatos 912 100 523 | mjlm1952@hotmail.com.

Ou em alternativa, a Delegação para a Religiosidade Popular da Diocese de Zamora, na pessoa do Padre Javier Fresno Campos, através dos contatos 034 606876098 | jfresno2000@yahoo.es

A organização informa que a participação nas peregrinações é gratuita.

Deixe um comentário