Futsal: Campeões mirandeses obrigados a suar para vencer

Após a eliminação da taça de Portugal, o Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) regressou às competições distritais e conquistou a segunda vitória no campeonato, no dia 20 de outubro, ao vencer os Pioneiros de Bragança por 3-2, num jogo que exigiu aos atuais campeões de futsal, atenção e determinação.

Vitor Hugo com um golo e uma assistência foi determinante para a vitória mirandesa.

Após a eliminação da Taça de Portugal, diante dos famalicenses do São Mateus, com os quais perderam por 5-2, o Clube Desportivo Miranda do Douro (CDMD) regressou a casa, para o jogo da 3ª jornada do campeonato distrital de futsal.

No pavilhão multiusos, em Miranda do Douro, os mirandeses entraram no jogo com muita vontade de marcar cedo. No entanto o acerto nos remates iniciais não foi o melhor. Exemplo disso, foi o remate de Castro, aos 4′ minutos, que em boa posição, rematou forte mas a bola não levou a direção da baliza brigantina.

Aos 8 minutos, Vitor Hugo, que voltou a demonstrar toda a sua classe, efetuou um passe “teleguiado” para dentro da área adversária, onde estava Finha, que desviou a bola no ar, para o fundo da baliza, fazendo assim o 1-0.

O mirandês, Finha, também apontou um golo e fez uma assistência.

A primeira reação dos Pioneiros de Bragança ocorreu aos 14 minutos, com o primeiro remate à baliza mirandesa, que obrigou o guarda-redes, Pina, a defender com os pés.

Os mirandeses responderam de imediato, com Castro a rematar novamente, mas outra vez desenquadrado da baliza bragançana.

Aos 16 minutos, a equipa de arbitragem anulou um golo à equipa de Miranda do Douro, não dando a lei da vantagem. Os árbitros preferiram interromper o jogo, do que validar o golo de Diogo, na sequência de uma jogada em que um adversário fez falta sobre o jogador mirandês, que mesmo assim conseguir seguir para a baliza e rematar para golo.

Finalizados os primeiros 20 minutos, a vantagem mínima de 1-0, justificava-se pela maior acutilância ofensiva da equipa de Miranda do Douro. Do outro lado, os Pioneiros de Bragança jogaram com muitas cautelas defensivas, não se aventurando muito no ataque.

Na segunda parte do jogo, os mirandeses voltaram a entrar acutilantes e aos 21´, Miguel Castro, foi o autor do 2-0, num remate enrolado dentro da área brigantina.

Miguel Castro fez o 2-0 para os mirandeses.

O aumento da desvantagem sobressaltou os visitantes e no minuto seguinte, o capitão, Erivaldo, reduziu para 2-1, num remate forte e colocado.

O capitão dos Pioneiros de Bragança, Erivaldo, reduziu para 2-1.

O golo soltou os bragançanos e 30 segundos depois, o mesmo Erivaldo, fez o empate 2-2, num remate do lado esquerdo, que voltou a surpreender a defesa mirandesa.

O golo do empate foi efusivamente festejado pelos visitantes.

Com o empate, a equipa comandada pelo experiente Vitor Hugo foi novamente à procura de mais um golo, para se adiantar novamente no marcador. Mas para que isso acontecesse foram necessários 10 minutos, a jogar com paciência e precisão. No decorrer deste período, houve duas oportunidades de golo: uma para os mirandeses, que Vitor Hugo, não conseguiu concluir. E outra para os bragançanos, que Flávio, também desperdiçou.

Chegados aos 31º minuto, Finha viu a movimentação de Vitor Hugo dentro da área adversária e retribuiu-lhe com um passe rasteiro, que o companheiro concluiu fazendo o 3-2.

A passe de Finha, Vitor Hugo fez o 3-2 que garantiu a vitória do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD).

Até ao final, destaque ainda para um remate de Nickas que o guardião bragançano defendeu in extremis.

Equipas:

Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD): Pina, Renato, Couto (cap.), Castro, Diogo, Guilherme, Vitor Hugo, Dinis, Ângelo, Cristal, Finha, Caio, André e Nickas.

Fisioterapeuta: Zélia Martins

Treinador: Nélson Moreira

“Neste jogo já estávamos alertados para a combatividade da equipa dos Pioneiros de Bragança. E confirmou-se pelas dificuldades que nos causou ao longo de todo o jogo. Da nossa parte, não estivemos tão bem na reação à perda da bola e na circulação. Mesmo assim, conseguimos vencer com mérito, dado que criámos mais oportunidades de golo e alcançamos o objetivo da vitória” – Vitor Hugo

Pioneiros de Bragança: Lucas, Sérgio, Erivaldo (cap.), Ricardo, Luís, Lucas Cunha, João Teixeira, Flávio, André Mendes, Guilherme Afonso, João Silva e Ricardo Rodrigues.

Treinador: Manuel Nascimento

“Foi um jogo que dignificou o futsal, dada a grande entrega de ambas as equipas. A vitória do Miranda acaba por ser justa, mas se os vencedores fôssemos nós, também não seria injusto. Diante dos atuais campeões distritais, que têm uma equipa repleta de jogadores experientes, optámos por defender bem e atacar com precisão”- Manuel Nascimento

Equipa de arbitragem:

1º árbitro: João Martins

2º árbitro: João Nunes

Cronometrista: Rui Domingues

Resultados da 3ª jornada

Alfandeguense3-5Águia FC Vimioso
 Futsal Mirandela2-4GD Torre Dona Chama
 CD Miranda do Douro3-2Pioneiros Bragança
GD Freixo5-7Arnaldo Pereira (Bragança)
23/02ACRD Ala21:30GD Sendim

Classificação

PJVEDGMGSDG
1Arnaldo Pereira (Bragança)933001910+9
2CD Miranda do Douro6220093+6
3Sp. Moncorvo62200188+10
4GD Torre Dona Chama632011112-1
5Futsal Mirandela331021113-2
6ACRD Ala3110083+5
7Águia FC Vimioso321011014-4
8GD Sendim3210176+1
9Pioneiros Bragança02002510-5
10Alfandeguense03003817-9
11GD Freixo03003919-10

Próxima jornada

27/10Águia FC Vimioso21:30Futsal Mirandela
 Sp. Moncorvo21:30CD Miranda do Douro
 GD Torre Dona Chama21:30GD Freixo
28/10Pioneiros Bragança18:00Alfandeguense
 Arnaldo Pereira (Bragança)21:00ACRD Ala

Deixe um comentário