Futsal: Mirandeses iniciam campeonato defrontando o GD Torre Dona Chama
Já é conhecido o calendário dos jogos do campeonato distrital de futsal, após a realização do sorteio que ditou que na primeira jornada, agendada para o dia 6 de outubro, o atual campeão, Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) vai defrontar em casa, o Grupo Desportivo de Torre Dona Chama.
No restantes jogos da primeira jornada, o Grupo Desportivo Freixo de Espada à Cinta recebe a visita do ACRD Ala e o Alfandeguense mede forças diante da Escola de Futsal Arnaldo Pereira. Nesta primeira ronda, os Pioneiros de Bragança ficam de folga, dado que no campeonato distrital vão participar 11 equipas.
A Associação de Futebol de Bragança (AFB) realizou também o sorteio dos jogos da primeira eliminatória da Taça Distrital de Futsal. O sorteio ditou os seguintes jogos: Vimioso – Alfandeguense, GD Sendim – GD Freixo de Espada à Cinta e SC Moncorvo – Escola Arnaldo Pereira.
Nesta primeira eliminatória da Taça Distrital ficaram isentas as seguintes equipas: o atual detentor do troféu, o CD Miranda do Douro, Pioneiros de Bragança, ACRD Ala, GD Torre Dona Chama e Mirandela Futsal.
Na época 2023/2024, a equipa de futsal do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) já realizou o jogo de apresentação aos sócios no sábado, dia 9 de setembro, no pavilhão multiusos, diante do Vimioso.
A 16 de setembro, o CDMD defrontou o Grupo Desportivo e Cultural de Salto (Vila Real), desta vez na final da Taça Transmontana, tendo sido derrotado por 2-5.
Sobre as expetativas para a nova época 2023/2024, o presidente do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD), Nuno Martins, disse no decorrer no primeiro aniversário, celebrado a 31 de agosto, na inauguração da nova sede do clube, que a prioridade é continuar a apostar nos jovens naturais do concelho de Miranda do Douro.
“À semelhança do que aconteceu no primeiro ano deste novo clube, o nosso foco é dar oportunidades aos jovens do concelho de Miranda do Douro, para que possam participar nas várias competições e assim desenvolver as suas capacidades físicas, mentais e desportivas, ao serviço do clube da sua terra”, disse.
Relativamente à inauguração da nova sede do CDMD, localizada junto ao CITA – Centro de Interpretação Turístico e Ambienta (na antiga fronteira alfandegária), Nuno Martins, agradeceu ao município de Miranda do Douro pela cedência do novo espaço.
“O município de Miranda do Douro tem sido um verdadeiro padrinho para o CDMD, pelo apoio e encorajamento que tem prestado à formação deste novo clube na cidade de Miranda do Douro”, sublinhou.
Na inauguração da nova sede, o presidente do CDMD apelou à participação da população do concelho e da cidade de Miranda do Douro, para que se façam sócios do clube e apoiem este projeto desportivo.
“É muito importante que os mirandeses se identifiquem e apoiem o clube, bem como as várias atividades que nos propomos organizar ao longo de cada época desportiva. O apoio dos mirandeses dá-nos ânimo para continuar a trabalhar!”, disse.
Para além o futsal, nesta nova época desportiva, o CDMD vai apostar também no atletismo, com a formação de uma equipa constituída por atletas oriundos do concelho de Miranda do Douro. Dois dos futuros atletas, César Pires e Humberto Vara vão começar a correr com as cores do Clube Desportivo de Miranda do Douro, a partir de 1 de outubro, data de início do campeonato distrital de atletismo.
“Agradeço o convite do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) para integrar a futura equipa de atletismo. Para mim, é uma grande alegria poder representar um clube da nossa terra. Estou convencido que vamos mostrar que também temos capacidade para alcançar bons resultados no atletismo e assim elevar a Terra de Miranda”, disse.
Por sua vez, Humberto Vara corroborou do mesmo sentimento de orgulho, com a possibilidade de representar a região. Sobre o campeonato de atletismo, o experiente atleta explicou que há provas de âmbito distrital e nacional.
“Em cada uma desta provas, distritais ou nacionais, há várias modalidades: trail curto, trail longo, endurance e XL endurance. Assim, ao longo do ano, cada atleta tem que percorrer no mínimo um x número de provas, de modo a contar para a classificação no campeonato nacional de atletismo”, explicou.
Uma destas provas de atletismo é a primeira edição o Ultra Trail Tierra de Miranda, agendada para o dia 24 de setembro, em Picote. Sobre a organização desta nova prova, Humberto Vara, expressou um grande entusiasmo e adiantou que o CDMD continua a ultimar os preparativos para que a competição seja um sucesso.
“Estamos muito entusiasmados com a organização desta prova, em Picote! Dado que as inscrições continuam a decorrer, ainda não temos uma estimativa do número de atletas que vão participar. Ainda assim, acredito que vamos ter bons atletas a participar no Ultra Trail Tierra de Miranda. Recordo que nesta prova há três modalidades: a caminhada (10 km), a corrida curta (20 km) e a corrida longa (45 km)”, informou.
Para o presidente da Freguesia de Picote, Jorge Lourenço, esta prova desportiva é vista como uma mais valia dada a projeção e a visibilidade que o evento desportivo poderá dar à localidade.
«Estamos a falar de uma modalidade desportiva, o trail runnig, que tem cada vez mais praticantes, em Portugal e na vizinha Espanha. Por isso, estamos otimistas de que o “Ultra Trail Tierra de Miranda” possa atrair muito público a Picote, onde os visitantes terão a oportunidade de contemplar a beleza das arribas do rio Douro e os atletas poderão percorrer os caminhos estreitos destas encostas”, disse.
De modo a proporcionar um bom acolhimento às várias centenas de atletas e visitantes esperados em Picote, a freguesia local está a preparar a “Festa das Línguas”, um evento cultural que vai decorrer ao longo do fim-de-semana de 22, 23 e 24 de setembro.
HA