Cooperação transfronteiriça: Os alcaides espanhóis vivem entre a esperança e o ceticismo

Após a realização da cimeira lusa-espanhola, os alcaides das comarcas de Bermillo de Sayago, Fermoselle, Puebla de Sanabria, Alcañices e Trabazos exigem que as promessas feitas se tornem realidade.

Na cimeira ibérica realizada no passado dia 10 de outubro, os chefes de governo de Portugal e de Espanha, António Costa e Pedro Sanchéz, comprometeram-se a avançar com várias medidas para estimular o desenvolvimento das regiões fronteiriças. Entre estas medidas destacam-se a conclusão do IC5 de Miranda do Douro até Sayago (Zamora), a construção da ligação do IP2 entre Bragança e a Puebla da Sanabria e a autoestrada entre Zamora e a A4, em Quintanilha (Bragança).

No entanto, os alcaides espanhóis querem ver para crer. O alcaide da comarca de Sayago (Zamora), Raúl Rodriguez, afirmou que a ligação do IC5 traria um grande dinamismo à sua terra: “Em Sayago, temos uma zona industrial e estamos recetivos à instalação de novas empresas”, disse o alcaide, sublinhando o desenvolvimento que o IC5 poderá trazer à comarca espanhola.

Por seu lado, o alcaide de Fermoselle, José Manuel Pilo mostrou-se descontente com o traçado do IC5, já que gostaria que a ligação a Espanha passasse antes pela sua comarca. O governante local afirmou que vai insistir para que isso aconteça e espera também que Fermoselle receba um centro base de ambulâncias, no âmbito do acordo ibérico de assistência sanitária.

Para além da construção de estradas, a cimeira luso-espanhola definiu também outras medidas para aumentar a cooperação transfronteiriça, como a criação de escolas bilingues nos dois lados da fronteira, a criação do estatuto de trabalhador transfronteiriço e a coordenação de serviços de emergência para prestar uma melhor assistência às pessoas dos dois países.

Finalizada a cimeira ibérica e definidas as medidas a implementar, os alcaides espanhóis afirmam que vão estar vigilantes e vão ser reivindicativos para que o governo de Espanha e o governo autónomo, cumpram o acordado. Raúl Rodriguez, alcaide de Bermillo de Sayago, concluiu dizendo: “Vamos estar vigilantes, porque temos dúvidas que que cumpram o que prometeram.”

(Informações obtidas no jornal La Opinion El correo de Zamora | Manuel Herrera: https://www.laopiniondezamora.es/zamora-ciudad/2020/10/19/alcaldes-frontera-zamora-portugal-esperanza-20138917.html)

Deixe um comentário