Turismo: 650 cicloturistas vêm conhecer a Terra de Miranda

No próximo Domingo, dia 25 de setembro, vai realizar-se a primeira edição da “Clássica Douro Internacional”, uma prova de cicloturismo através da qual 650 ciclistas vão percorrer os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e a vizinha Espanha, para assim conhecer o património natural e cultural desta região.

“A Clássica Douro Internacional é uma prova de turismo desportivo, em que o objetivo é dar maior protagonismo à região do Douro Internacional, à semelhança do que já acontece em regiões como a Régua e o Porto, com o Douro Vinhateiro”, avançou João Cabreira.

A prova é organizada pela empresa Cabreira Solutions e vai realizar-se em duas distâncias: a prova clássica curta tem cerca de 94.9 quilómetros e a prova clássica longa tem aproximadamente 136 quilómetros.

Segundo João Cabreira, o planalto mirandês tem condições extraordinárias para a prática do ciclismo, dado o pouco trânsito nas estradas e as paisagens deslumbrantes.

“A par do desporto, os turistas e visitantes podem desfrutar do alojamento e da gastronomia local e contemplar o património cultural e natural riquíssimo da Terra de Miranda”, destacou.

A prova “Clássica Douro Internacional” vai iniciar-se em Miranda do Douro, para de seguida percorrer as arribas do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), do lado de Espanha, em direção a Fermoselle.

Do outro lado do rio, entre as localidades espanholas de Torregamones e Fermoselle, o pelotão de cicloturistas vai percorrer os grandes latifúndios e passar pelas localidades raianas que tiveram um papel fundamental durante a Guerra Civil espanhola.

No Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), os ciclistas terão a oportunidade de contemplar as paisagens das arribas do Douro, com a sua flora e a fauna peculiares, onde se destaca o abutre do Egito (ou britango), o símbolo deste parque natural.

Os cicloturistas voltam a entrar em Portugal através da barragem de Bemposta, passam depois por Tó (Mogadouro), para rumar até à vila de Sendim.

Na passagem pelo concelho de Miranda do Douro, os cicloturistas vão certamente ouvir falar mirandês e conhecer de perto as antigas tradições do planalto, com destaque para a música dos gaiteiros e tamborileiros e as conhecidas danças dos pauliteiros.

Na vila de Sendim, há a separação dos dois percursos: os participantes na prova clássica longa seguem em direção a Vimioso. E na clássica curta, os cicloturistas regressam logo a Miranda do Douro.

Ao longo dos dois percursos há três postos de abastecimento, localizados em Fermoselle (Espanha), em Sendim e Vimioso.

Segundo a organização da “Clássica Douro Internacional”, são esperados 650 cicloturistas para participar na prova, o que vai esgotar o alojamento na região, durante o fim-de-semana de 24 e 25 de setembro.

Os troféus para os vencedores da primeira edição da “Clássica Douro Internacional” vão ser paus dos pauliteiros.

No Domingo, dia 25 de setembro, a par da prova de cicloturismo vai também realizar-se uma caminhada, organizada pelo Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD). Este passeio visa oferecer às famílias dos ciclistas a oportunidade de conhecer a cidade e a sua envolvência.

A presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, justificou a aposta na prova de cicloturismo “Clássica Douro Internacional”, com a promoção turística do concelho.

“A vinda de centenas de ciclistas e das suas famílias a Miranda do Douro vai contribuir para o desenvolvimento económico do concelho e da região, nomeadamente para setores como a hotelaria e o alojamento local, a restauração e o comércio”, justificou.

De acordo a autarca de Miranda do Douro, o êxito desta prova e o consequente impacto turístico e económico no concelho poderão fazer da “Clássica Douro Internacional” uma imagem de marca da região.

HA

Deixe um comentário