Águas Vivas: Sessão de informação esclareceu e promoveu o convívio entre a população

Realizou-se na tarde do dia 20 de setembro, no salão da junta de freguesia de Águas Vivas, a sessão de informação “Bamos a cuidar de ls nuossos”, destinada à população idosa, sobre temas como o estatuto do cuidador informal, os serviços prestados pelas IPSS, a ação social do município e a segurança da população idosa.

A sessão de informação foi organizada pelos técnicos do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) Miranda CumBida, Tânia Gouveia e Luís Matos, para quem o acompanhamento das pessoas idosas é uma prioridade no concelho de Miranda do Douro.

Sobre o estatuto do cuidador informal, Tânia Gouveia, sublinhou que “cuidar de uma pessoa dependente é uma tarefa muito exigente”. Por essa razão, a técnica do CLDS Miranda CumBida informou que as pessoas que cuidam de pessoas dependentes podem requerer o estatuto de cuidador informal, de modo a beneficiarem do apoio do centro de saúde e da segurança social.

“Para beneficiar do estatuto do cuidador informal basta contatar a segurança social ou o centro de saúde”, informou.

O tema dos serviços prestados pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’S) foi apresentado por Vitor Domingues, do Centro Social Paroquial de São Martinho de Angueira.

O diretor técnico desta IPSS indicou que, normalmente, estas instituições oferecem os serviços de apoio domiciliário, centro de dia e lar para idosos.

“As pessoas idosas precisam acima de tudo de carinho, respeito e cuidados”, disse.

Por sua vez, o município de Miranda do Douro, fez-se representar por Luísa Paula, do gabiente da ação social, que informou as pessoas idosas sobre a Universidade Sénior de Miranda do Douro.

“A Universidade Sénior é uma resposta socioeducativa que oferece várias atividades para promover um envelhecimento ativo e saudável, tais como os idiomas, a informática, a música, a hidroginástica, as visitas de estudo, entre outras atividades”, explicou.

Segundo a técnica do município de Miranda do Douro, ao participarem no ano letivo da Universidade Sénior, que decorre de setembro e junho, as pessoas idosas beneficiam de oportunidades para continuarem a aprender e conviver.

As inscrições na Universidade Sénior de Miranda do Douro estão a decorrer e realizam-se no balcão único da Câmara Municipal de Miranda do Douro.

A sessão de informação “Bamos a cuidar de ls nuossos” culminou com a apresentação do tema “Idosos em Segurança”, por Pedro Magalhães, cabo da Guarda Nacional Republicana (GNR).

O militar, que integra a seção de prevenção criminal e o policiamento comunitário da GNR de Miranda do Douro, começou por informar as pessoas idosas que no próximo mês de outubro vão realizar o recenseamento da população idosa no concelho.

De seguida, Pedro Magalhães deu uma série de indicações, aos idosos de Águas Vivas, sobre as medidas a tomar na sua própria segurança e na prevenção de burlas.

“As nossas aldeias têm cada vez menos gente e os que aí residem são maioritariamente pessoas idosas”, informou.

No final da sessão de informação, Jéssica Gonçalves, representante da freguesia de Águas Vivas, sublinhou a importância destas iniciativas para acompanhar mais de perto e esclarecer as pessoas idosas.

“A freguesia de Águas Vivas agradece a vinda destes técnicos para informar as pessoas idosas. Realço que iniciativas como esta são também um bom motivo para que as pessoas idosas saiam de casa, se juntem e convivam um pouco entre si”, disse.

HA

Deixe um comentário