Carção: V Cachico – Mercado Rural com mais expositores

No próximo fim-de-semana de 17, 18 e 19 de novembro vai decorrer em Carção, o V Cachico – Mercado Rural, um certame que procura realçar a ruralidade da localidade, com a comercialização de produtos locais e a realização de atividades como a montaria ao javali e uma saída de campo para recolha de ervas aromáticas.

De acordo com o presidente de freguesia de Carção, Daniel Ramos, este ano, a grande novidade é a ampliação do espaço do mercado para acolher os cerca de 30 produtores.

“Houve uma grande procura de produtores locais, do concelho e da região que manifestaram interesse em expor os seus produtos no V Cachico Mercado – Rural. Os produtores vão expor produtos como o fumeiro, o vinho, produtos hortícolas, mel, frutos secos, artesanato e até as coletividades da freguesia, como são a comissão de festas de Nossa Senhora das Graças e o Centro Cultural e Desportivo de Carção vão participar”, explicou.

Segundo o autarca local, esta crescente procura dos produtores locais deve-se ao sucesso que estas feiras temáticas estão a ter nas várias localidades do concelho de Vimioso, que têm registado a afluência de muito público e onde é possível comercializar o excendente da produção.

Conforme o programa, a abertura oficial do V Cachico – Mercado Rural está agendada para o serão de sexta-feira, dia 17 de novembro, numa cerimónia que contempla a abertura das pipas de São Martinho e a exposição das abóboras a concurso.

“As pipas de São Martinho e o concurso das abóboras pretendem simbolizar dois dos produtos em destaque, o vinho e as abóboras, que são caraterísticos nesta altura do ano. Na visita à feira, o público tem a oportunidade de degustar gratuitamente o vinho produzido em Carção”, disse.

Sobre os concurso das abóboras, Daniel Ramos, indicou que sendo um produto local é um modo humorístico de sublinhar a ruralidade do certame e de promover a participação e o convívio entre a população.

No sábado, dia 18 de novembro, a feira reabre na manhã, com a atuação dos gaiteiros de Matela, que vão acolher os caçadores da montaria ao javali, uma atividade coorganizada pela associação de caça e pesca de Carção e a freguesia local.

“Habitualmente, a montaria ao javali traz muitos caçadores e as suas famílias à região. Este ano houve mesmo um recorde de inscrições e vão participar 160 caçadores”, indicou.

Na manhã de sábado, vai realizar-se também a visita de campo e a oficina dedicada às ervas aromáticas, uma atividade orientada pela engenheira agrónoma Natalina Pires.

“Após o sucesso do ano passado, a atividade dedicada às ervas aromáticas volta a realizar-se para ir ao encontro do interesse do público. Quem não puder participar na caminhada pelo campo, tem depois a oportunidade de participar na oficina que vai decorrer no espaço do mercado rural”, informou.

Segundo o presidente da freguesia de Carção, Daniel Ramos, no decorrer do evento são esperadas centenas de pessoas. Muitas pessoas naturais de Carção, que vivem noutras localidades do país e do estrangeiro, aproveitam este fim-de-semana para regressar à terra natal, visitar os familiares e acompanhar o certame.

“Para além da população local e dos filhos da terra, acredito que virão a Carção muitas pessoas do concelho e da região para participar no V Cachico – Mercado Rural”, antevê.

Uma das atrações do certame é a atuação no serão de sábado, de Emanuel Moura, um intérprete de fado humorístico.

No Domingo, ao Cachico – Mercado Rural vai juntar-se a tradicional feira franca, que se realiza mensalmente no terceiro Domingo, pelo que se espera a vinda de ainda mais público à localidade de Carção.

“Na manhã de Domingo vamos organizar a já tradicional concentração de tratores, para acentuar o caráter rural do mercado. Esta iniciativa pretende também promover o encontro e o convívio entre os agricultores locais e os visitantes”, esclareceu.

À tarde, no recinto da feira vai celebrar-se a Missa Dominical, com a benção dos produtos.

Ao longo desta tarde, os participantes no concursos das abóboras e na concentração de tratores vão ser premiados com brindes e equipamentos agrícolas.

A animação musical do mercado vai ser feita pelas desgarradas e cantares ao desafio, com Maria Celeste, Carlos Ribeiro e César Costa.

“No Cachico-Mercado Rural procuramos oferecer ao público um cartaz musical alternativo e diferente, para mostrar outras tendências culturais, mas que fazem parte das nossas tradições, como são o fado e os cantares ao desafio. Antigamente, em Carção e noutras localidades havia cantares ao desafio, em trabalhos agrícolas como as segadas”, justificou.

Como já é tradição, o V Cachico Mercado Rural encerra com um lanche convívio, no qual vai ser servido porco no espeto e o magusto tradicional de castanhas assadas, aguardente e jeropiga.

“No final, vamos encerrar o mercado com a lavagem das pipas de São Martinho”, concluiu.

O Cachico – Mercado Rural é um evento coorganizado pela freguesia de Carção e a AMARTES – Associação de Desenvolvimento Artístico, Cultural e Desportivo e que conta com o apoio do município de Vimioso.

HA

Deixe um comentário