Avelanoso: VIII Feira da Castanha e dos Produtos da Terra

Avelanoso já tem tudo pronto para a VIII Feira da Castanha e dos Produtos da Terra, que vai decorrer no fim-de-semana de 28 e 29 de outubro, numa edição em que a castanha continua a ser a principal atração, a par da montaria ao javali, da animação musical e da novidade do encontro micológico da raia.

Numa antevisão ao certame, o presidente da União de Freguesias de Vale de Frades e Avelanoso, Fernando Rodilhão, adiantou que a qualidade da colheita de castanha deste ano mantém-se, apesar da quantidade ter sofrido um inesperado revés com o excessivo calor do mês de setembro.

“Num ano que se antevia bom para a campanha da castanha, as doenças e o choque térmico de setembro, provocado pelas alternâncias de temperatura, ora com frio, ora com calor excessivo provocaram uma quebra de 50% na colheita”, disse.

Ainda assim, o jovem autarca assegurou que vai haver castanhas para vender no decorrer da VIII Feira da Castanha e dos Produtos da Terra, em Avelanoso.

Nesta localidade do concelho de Vimioso existem três qualidades de castanha: a longal, que é a mais predominante, a judia e a côta. Recorde-se que a castanha é considerada um produto de excelente valor nutricional, que pode ser incluído tanto em sobremesas, como em pratos de carne.

“No recinto da feira, em Avelanoso, vão expor 35 produtores. Entre estes, 13 são produtores da freguesia, que vão expor sobretudo as suas colheitas de castanha, amêndoa, noz e avelã”, indicou.

Para além destes frutos secos, na VIII Feira da Castanha e dos Produtos da Terra, em Avelanoso, os visitantes também vão poder adquirir produtos da doçaria tradicional, fumeiro, pão, queijos, compotas, mel, produtos hortícolas e artesanato.

Segundo o cartaz, ao longo do fim-de-semana vão realizar-se várias atividades paralelas à feira, com destaque para a montaria ao javali, com início na manhã de sábado.

“Na montaria vão participar 155 caçadores, sendo que muitos deles vêm de outras regiões do país, inclusivé do Algarve, de Braga, Penafiel, Felgueiras, Paços de Ferreira. Informo que estes visitantes são quem mais compra a castanha no decorrer da feira em Avelanoso ”, disse.

A grande novidade da feira deste ano é a organização simultânea, do I Encontro Micológico da Raia, agendado para a manhã de Domingo, dia 29 de outubro.

“Esta iniciativa é promovida pelo engenheiro Carlos Ventura, um perito em micologia, que a freguesia de Avelanoso acolheu de bom grado, dada a grande diversidade de espécies de cogumelos silvestres que nascem no nosso território. Realço ainda o grande interesse que o povo vizinho, os espanhóis, têm pelos cogumelos, o que poderá atrair a sua vinda à feira de Avelanoso”, justificou.

Segundo Fernando Rodilhão, até ao momento já se realizaram 40 inscrições no I Encontro Misológico da Raia. Segundo a organização, para realizar a inscrição deve ligar para os seguintes números de telemóvel: 962 563 006 ou 935 461 367.

“A inscrição para o I Encontro Micológico da Raia tem um custo de 12 castanhas, que dá direito a almoço, brinde e às chaves dicotómicas, trata-se de um livrinho sobre as várias espécies de cogumelos. No final do encontro, os participantes, em conjunto, vão identificar as várias espécies de cogumelos silvestres recolhidas”, indicou.

O almoço vai ser servido numa tenda colocada junto à feira, onde uma empresa de catering vai assegurar as refeições (almoços e jantares).

Após o almoço de Domingo, a localidade de Avelanoso vai ser o destino de muitas pessoas, para assistir às tradicionais chegas de touros mirandeses.

“As chegas de touros mirandeses são um grande chamariz do público. Para quem nunca viu, informo que estas chegas ou lutas, não são proporcionadas, isto é, os animais não são obrigados a lutar. Quando o fazem, os touros de raça mirandesa mostram toda a sua força, o que é um verdadeiro espetáculo”, disse.

Outro destaque na feira em Avelanoso é a constante animação musical, com a participação dos gaiteiros de Santulhão, o concerto do grupo Cordosom, os gaiteiros de Serapicos e o grupo de concertinas “Estic’o Fole”.

De acordo com a organização, nos dias 28 e 29 de outubro, são esperados muitos visitantes em Avelanoso, a começar pelos emigrantes que aproveitam a feira da castanha para regressar à terra natal.

“Os nossos emigrantes que vivem e trabalham em países como França, Alemanha Espanha, Suíça, Bélgica e Inglaterra fazem questão de regressar a Avelanoso nesta altura do ano, para participar na apanha da castanha e por conseguinte na Feira. Este regresso é também uma oportunidade de conviver com os familiares, amigos e visitantes”, disse.

No final da tarde de Domingo, a VIII Feira da Castanha e dos Produtos da Terra vai culminar com um magusto comunitário e a atuação do rancho folclórico de Vimioso.

HA

Deixe um comentário