Alcobaça: Monjas Trapistas de Palaçoulo regressam à Mostra de Doces Conventuais

A Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça vai decorrer de 16 a 19 de novembro, numa edição comemorativa do 25.º aniversário do certame, onde poderão ser apreciados mais de 300 doces e licores conventuais.

Segundo a Câmara Municipal, organizadora do evento, esta iniciativa realiza-se desde 1999 e contribui para divulgar e preservar o legado dos doces e licores conventuais dos Mosteiros de Alcobaça (masculino) e de Coz (feminino).

Na edição comemorativa dos 25 anos do evento, a autarquia pretende também “celebrar as casas participantes com destaque para as que venceram nas últimas edições os primeiros prémios de melhor doce e licor”, iniciativa que este ano vai também envolver o público na votação.

Entre as novidades deste ano, o presidente da autarquia, Hermínio Rodrigues, destacou a realização, pela primeira vez, da exposição “Mérito em retrospetiva: 25 anos. 25 premiados”.

O objetivo, disse, é “recordar os doces premiados ao longo destes anos” e mostrar a evolução que a iniciativa “e a doçaria tiveram e que contribuem para que este seja um certame único a nível do país e como há poucos no mundo”.

Além de perto de 30 pastelarias de todo o país, a mostra vai contar com a participação de mosteiros e abadias nacionais e internacionais, ente os quais o Mosteiro do Santíssimo Sacramento do Louriçal, Mosteiro de Bande (Vila Nova da Carvalhosa), Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja (Palaçoulo/ Miranda do Douro), Monjas Cistercienses da Porta Aberta (Braga), Mosteiro de São Bento de Singeverga (Santo Tirso), Abadia de Herkenrode (Bélgica), Mosteiro Cisterciense de Boa Vista (Brasil) e Casa do Povo do Curral das Freiras (Madeira).

À semelhança do que aconteceu na última edição, a mostra volta a ocupar o Claustro do Rachadouro, uma das alas do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, onde ficarão situados os espaços dedicados aos licores conventuais, a mostra de chocolates (belgas), o espaço de realização de ‘showcookings’ e a tenda para os momentos musicais e culturais que integram o programa.

Em termos de animação, a organização destaca o concerto da cantora lírica Sofia Escobar, no primeiro dia, e o espetáculo imersivo “Quadros Vivos de Caravaggio”, uma dramatização “que recria em palco uma sequência de 21 obras do pintor italiano do Barroco, que se vai construindo e desconstruindo”.

A experiência “substitui o espetáculo de ‘vídeo mapping’ que tem sido apresentado noutras edições”, explicou o presidente da Câmara de Alcobaça, no distrito de Leiria, adiantando que a aposta este ano “foi levar para dentro do mosteiro” a experiência imersiva que apresenta os 21 quadros bíblicos.

A Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça conta este ano com um orçamento de mais de 100 mil euros, menos 40 mil que o ano passado (dada a redução dos custos por não incluir o espetáculo de ‘vídeo mapping’).

A estimativa da autarquia é que o certame seja visitado por cerca de 30 mil pessoas.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário